Gueifães a dar música

0
188

Gueifães vai ter muita música por estes dias. A Semana da Música, promovida pela Banda Marcial de Gueifães, vai animar o centro da freguesia. A iniciativa arrancou ontem e prolonga-se até ao próximo domingo. Por lá vão passar conjuntos de música popular, tunas e, é claro, a própria Banda Marcial. O ponto alto, no entender da organização, é a actuação da Banda Militar do Porto.

Esta é a primeira vez que a Semana da Música acontece em Gueifães. Uma organização que custou a colocar em palco, já que “nestas alturas as ajudas não são as melhores”, explica Hélder Sousa, que faz parte da organização do certame, que só foi avante graças “ao esforço da nossa direcção e de todos os amigos da banda”, considera. E porque ainda está embrionária, o responsável avisa que a iniciativa “ainda vai ter as suas falhas mas vamos tentar portarmo-nos como profissionais que somos e fazer o nosso melhor”.

A ideia de criar a Semana da Música surgiu numa das reuniões semanais da Banda Marcial de Gueifães. No entender da direcção, havia um espaço por preencher no que diz respeito à oferta musical da freguesia, que estava “despida” de música durante muitos meses. Para colmatar essa falha, “a ideia foi atirada ao ar” e bem recebida pelas entidades que apoiam o certame. A ideia colheu apoiantes e o optimismo reina na organização: “Não foi fácil organizar o programa, mas estamos confiantes e achamos que vai correr tudo bem”, remata o organizador.

A Banda Marcial de Gueifães já conta com 165 anos de vida. Diz Hélder Sousa que o certame também foi organizado com o fim de promover a banda maiata, que já conta com pergaminhos de valor. Sem nunca esquecer a divulgação da freguesia de Gueifães e da cidade da Maia.

Pedro Póvoas