“Ilustres da Maia” de Vítor Maia já tem terceiro volume em formato digital

0
588
capa do livro Ilustres da Maia III
- Publicidade -

Vítor Maia publicou online o terceiro volume de “Ilustres da Maia – Biografias III”, cuja capa é ilustrada pela estátua do Visconde de Barreiros, no centro da cidade da Maia.

O primeiro volume foi publicado em 2018 por este professor de Ciências, que tem um gosto especial pela pesquisa sobre personalidades que marcaram a história local.

O terceiro livro com as biografias dos ‘Ilustres da Maia’ foi publicado há dias como livro eletrónico
e pode ser descarregado de forma gratuita na internet, no Google Books. “Mais tarde, se houver interesse nesse sentido, o livro poderá ser editado em formato convencional, ou seja, em papel”, refere o autor.
A obra reúne resenhas biográficas de: D. Paio Mendes; Beato Domingos Jorge; Maria Peregrina de Sousa; António Moreira; Manuel Ferreira Ribeiro; Carolina Machaëlis; Luís de Magalhães; Dom José Correia da Silva; Santos Júnior; Dr. Costa Lima; Aizul; Manuel Gens; Fernando Campos; Victor Maia; Zita Leão; Carlos Ferreira de Almeida; Gomes Pereira e Ilídio Fontes.

Vítor Maia é natural de Nogueira, Maia, é professor, mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade do Minho. O seu interesse pelas figuras ilustres da Maia começou na sua tese de mestrado, para a qual escolheu a temática do rio Leça, numa perspetiva de Educação Ambiental.

Posteriormente viu num café da Maia umas fotos antigas dos anos 60 e 70, numa altura em que também na sua escola se iria fazer um jornal escolar. Resolveu fazer um artigo sobre a Maia antiga. “Entretanto aquilo cresceu muito e entendi que dava mais que um artigo. Com o apoio do Sr. Fernando Maia, que tinha muito material, resolvi fazer um álbum e surgiu uma espécie de um livro. Mais tarde, quando estive em casa após ser operado, fiz um livro sobre o meu avô, que foi um dos mestres santeiros. Foi uma espécie de homenagem. E dessa forma foi surgindo o gosto pela pesquisa e pela escrita”, afirmou o autor numa entrevista aquando do lançamento da primeira obra.

“Sempre me questionei muitas vezes sobre nomes da nossa toponímia, quem foram essas pessoas e o que fizeram, que contributo deram à Maia. Não encontrei respostas. Toda a informação que existe é muito escassa e está muito dispersa. Então, fui esgravatando e achei que era interessante este trabalho”, afirma Vítor Maia, que já na altura do lançamento do primeiro volume dos “Ilustres da Maia” pensava em dar continuidade e editar quatro volumes dos “Ilustres da Maia”.

Nestes três volumes já publicados, Vítor Maia apresenta estas personalidades com uma linguagem simples, que possa ser acessível até aos jovens em idade escolar.

O terceiro livro está já disponível na Google Books e é gratuito. Numa altura em que vivemos o segundo confinamento, esta é uma proposta de lazer e de aprendizagem de fácil acesso.

Consulte aqui.

In livro Ilustres da Maia III
- Publicidade -