“In-Finitos Sentires” na EB 2,3 de Gueifães

0
177

Na passada sexta-feira, comemorou-se o Dia Mundial do Livro. A Maia não foi excepção. Para assinalar a data, o polivalente da escola EB 2,3 de Gueifães serviu de palco à apresentação do livro “In-Finitos Sentires”, uma obra de poesia da escritora e jornalista Carla Marques. Além da apresentação, houve também um espaço de debate entre a autora e o público presente.

A apresentação da obra “In-Finitos Sentires” foi também o ponto de partida para alguns conselhos de Carla Marques. Entende a autora que é “fundamental que os mais novos comecem a ler desde cedo” e que ler um livro “é uma óptima forma de descobrir coisas novas”. À baila vieram também as novas tecnologias, que a autora considera “poderem ajudar a descobrir novos livros” e garante que “não há incompatibilidade” entre as obras em papel e um computador ligado à internet. Pelo contrário, “complementam-se”, entende Carla Marques. Revela também a autora que foi “através de um blogue” que divulgou a sua escrita. Mas “nada substitui o prazer de pegar num livro e folhear uma obra”, remata. E à semelhança da rede global, “existem diferentes tipos de descoberta que se podem fazer com um livro”, acrescenta.

Em relação à obra, Carla Marques descreveu-a como algo que “vem de dentro”, um “acto individual, um acto de transmissão”. Os poemas assentam “naquilo que é muito português, o amor, a paixão, a saudade”, explica. E as obras não ficam por aqui. Nos planos da autora está já um “livro infantil com contos e desenhos” que, garante Carla Marques, “está para breve”.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 2,3 de Gueifães quis com esta iniciativa proporcionar o contacto directo com o livro e a autora, sensibilizar os que compareceram no polivalente da escola para a importância dos livros e da leitura e fomentar o gosto pelos livros. É vontade do presidente da associação de pais da escola maiata, António Cerqueira, avançar com mais actividades para breve, mas surge um problema. O dos “honorários” dos palestrantes, que constituem um entrave ao orçamento da associação. Mesmo assim, António Cerqueira diz que estão a ser preparadas actividades para breve, sobre a segurança na internet e o “bullying”, esta última marcada para hoje à noite.

Pedro Póvoas