Inaugurada Casa da Música de Moreira da Maia

0
394
Casa da Música de Moreira

 
O presidente da Câmara Municipal da Maia inaugurou este domingo, dia 5, a Casa da Música de Moreira, sede da Banda de Música de Moreira da Maia. O novo edifício, que implicou um investimento de mais de 525 mil euros, possibilita à centenária instituição todas as condições de funcionalidade e comodidade.

«O novo edifício prima pela comunhão com o exterior, usufruindo da excelente exposição solar e envolvente desafogada. As zonas verdes envolventes trazem para o interior a tranquilidade que a pratica musical exige.

Com dois pisos, inclui um auditório, receção e bar, para além de uma sala de formação, salas de ensino musical e espaços administrativos. Em todo o edifício, privilegiou-se o conforto acústico dos interiores, através da escolha de materiais técnicos de revestimento», informa a Câmara da Maia em comunicado.

No ato inaugural, António Silva Tiago afirmou a sua “esperança que esta nova Casa da Música, que a Banda de Moreira da Maia vai habitar, com as condições de funcionalidade, de comodidade e principalmente de dignidade que estão aqui diante os olhos de todos, permita a esta prestigiada instituição cultural, renovar-se e reafirmar ainda com mais vigor e talento, os seus pergaminhos artísticos, fazendo ressoar no espírito dos seus públicos, os acordes da harmonia da linguagem universal, levando consigo a todo o lado, a beleza e os benefícios da Música que aqui vai ensaiar.”

Presidente da Câmara inaugurou e visitou nova Casa da Música de Moreira

A Banda de Música de Moreira da Maia é uma das mais antigas instituições culturais do concelho, tendo sido fundada a 1 de janeiro de 1847 e impulsionada durante decénios pela família Moreira.

A Banda de Música de Moreira da Maia torna-se uma associação em 1982, tendo atualmente cerca de 500 associados. Além da banda, com 60 elementos, a associação tem uma escola de música com mais de 3 dezenas de alunos nos vários graus de aprendizagem.

Por coincidência, a inauguração do espaço ocorre no ano Beethoven, efeméride que assinala os 250 anos sobre o nascimento do compositor que revolucionou o pensamento musical do seu tempo e que, até hoje, perdura como uma referência universal da Música orquestral.

O investimento global por parte do Município ao nível da construção e equipamento da nova Casa da Música de Moreira é de 525 mil e 500 euros, tendo a Câmara Municipal cedido a sede à associação em regime de comodato.