Liberdade criativa em ‘Férias no Palco’

0
411
- Publicidade -

Imaginar um objeto nas mãos, manuseá-lo e entregá-lo ao colega do lado. Fazer de conta que está a caminhar na lua. Imitar alguém a caminhar no escuro. Construir uma pequena história a partir de três palavras. Estes foram pequenos exercícios realizados durante uma das tardes de ‘Férias no Palco’ pelo grupo de crianças que aderiu ao ateliê, organizado pelo Teatro Art’Imagem.

‘Férias no Palco’ contempla nesta edição um grupo de 14 jovens dos cinco aos 12 anos, que desde o dia 13 e até 30 de junho aproveitam as férias escolares de forma lúdica, artística e pedagógica. O ateliê é coordenado pela formadora Micaela Barbosa e funciona de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 18h30, na Quinta da Caverneira. O Teatro Art’Imagem realiza desde 2013 esta iniciativa em colaboração com a Câmara Municipal da Maia.

O Primeira Mão esteve durante algum tempo no ateliê numa dessas tardes e assistiu à liberdade criativa dos mais novos. Sapatos a um canto, apenas de meias calçadas, a Leonor, o Tomás, o Miguel, a Ana e muitas outras crianças estavam felizes enquanto brincavam com as palavras e objetos imaginários, criando cenários imaginários.

As crianças realizam por estes dias um trabalho de movimento e jogos de interpretação em volta das palavras, onde desenvolvem a expressão corporal, a facial e a verbal. A ideia é proporcionar aos pequenos formandos um desenvolvimento do conhecimento do seu corpo e do meio em que se move, bem como das capacidades sociais ao relacionar-se com outras crianças.

Tendo em conta as suas idades, os exercícios direcionam muito os participantes para dinâmicas em equipa, apostando na descoberta do senso social.

Micaela Barbosa sublinha que o Teatro e este tipo de ateliês trazem para os formandos muitos benefícios. Um dos exemplo é o desenvolvimento de competências ao nível da “criatividade e da improvisação”. O ateliê é um “espaço livre onde eles desenvolvem a espontaneidade, mas, em simultâneo, o respeito”, descreveu Micaela Barbosa.

Os jogos de interpretação realizam-se quase sempre no palco do Auditório, como forma de adaptação para a conclusão das ‘Férias no Palco’, que acontecerá com uma apresentação pública de um exercício teatral. Na agenda, já está marcada: dia 30, às 19h00.

- Publicidade -