Livros acompanhados de flores na Biblioteca da Maia

0
196
Fonte: Canva
- Publicidade -

Dia 23 de abril, celebra-se o “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor”. Uma data que a Biblioteca Municipal da Maia tem vindo a sinalizar durante o mês de abril, através de várias atividades com início no dia 2 de abril, com a comemoração do “Dia Internacional do Livro Infantil”.

Ao longo desta sexta-feira, a Biblioteca Municipal da Maia irá distribuir marcadores de livros e juntará uma flor aos primeiros 50 empréstimos, no sentido de cumprir uma tradição catalã ligada aos livros que já se assinalava a dia 23 de abril.

A Unesco escolheu a data do Dia Mundial do Livro no ano de 1995, em Paris, durante o XXVIII Congresso Geral. O dia 23 de abril foi então escolhido, por ser a data da morte de três grandes escritores da história, Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Na tradição catalã, no dia de São Jorge (23 de abril), é tradição oferecer uma rosa a quem comprar um livro. Permutar flores por livros já se tornou hábito em diversos países.

No que refere a atividades, e além de marcar presenças em escolas com histórias e oficinas, a Biblioteca Municipal da Maia acolhe, às 18h00, o lançamento do número especial da “Revista da Maia – Nova Série” que é inteiramente dedicado às comemorações dos 500 anos do Foral da Maia. Às 19h30 terá lugar a sessão de reconhecimento aos utilizadores com mais empréstimos em 2020, “Óscares da Leitura”, que inclui a apresentação de uma história em que as personagens ganham vida.

- Publicidade -