LS – Leitura Sentidos e Saberes na Maia homenageou Maria Alberta Meneres

0
198

O Fórum da Maia acolheu, esta semana, o espectáculo cultural “LS – Leitura, Sentidos e Saberes”, organizado pela Biblioteca Municipal da Maia e bibliotecas escolares do concelho. O evento, de periodicidade anual, centra-se na vida de um escritor português e tem como objectivos principais a promoção da leitura e dos autores portugueses junto dos mais novos. A escolha deste ano foi Maria Alberta Meneres. Suzana Sousa e Silva, chefe de Divisão das Bibliotecas, Arquivos, Centros de Estudo e Museus Municipais, justificou a opção pela necessidade de optar por uma escritora que “tenha trabalhado para todas as faixas etárias, com obra para adultos, que possa interessar aos alunos do Secundário, e para os mais pequenos”, como é o caso da autora de “O Que É Que aconteceu na Terra dos Procópios”.

Os artistas principais desta iniciativa são os alunos das escolas, convidados a apresentarem declamações, dramatizações, música, dança e outras manifestações artísticas, em redor das obras da autora que comemorou, nesse mesmo dia, o seu 80º aniversário.

Além das actuações, o Fórum da Maia estava ainda decorado com uma exposição feita pelos alunos com base nas obras da homenageada. A mostra, que decorre até ao final do mês, reúne desenhos das várias escolas participantes, que faziam referências aos livros mais conhecidos da autora, como, por exemplo, “Ulisses”.

Este é um evento que é exclusivo do município da Maia, contando com a participação de todos os professores dos alunos envolvidos e profissionais da Biblioteca Municipal.