Lugar do Paço festeja nascimento do Deus Menino

0
113

A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no lugar do Paço em Águas Santas, recebe este fim-de-semana as Festas em Honra do Deus Menino. O objectivo é celebrar o nascimento de Jesus. Mais uma vez, a festa é organizada pelo Grupo de Jovens da Paróquia de Águas Santas que tem como padroeiro o Deus Menino. Assim acontece há cerca de 10 anos.

De acordo com Nuno Ferreira, porta-voz do grupo, a celebração do nascimento do menino Deus é centenária, no lugar do Paço, embora existam apenas registos da festa em actas a partir de 1960. E segundo estes documentos, era uma festa “grandiosa”, apesar de se realizar no Inverno. “As festas de Inverno são sempre complicadas para angariar fundos e para ter a comunidade toda a participar. No entanto, já nessa altura há registos que para uma festa de Inverno tinha uma grande adesão”, refere Nuno Ferreira.

Relativamente à forma de angariação de verbas, a tradição mantêm-se. Ou seja, “é a população que ajuda, através de donativos e compra de cartões. Com a evolução dos tempos, fomos pedindo algumas comparticipações a empresas, Câmara Municipal da Maia e Junta de Freguesia de Águas Santas”, diz.

Hoje, a festa do Deus Menino já não tem a grandiosidade de outros tempos, consequência do agravamento das condições de vida das famílias, o que acaba por dificultar o trabalho do grupo de jovens. “É normal passarmos cerca de 1500 a 2 mil cartões. Neste momento, estamos com apenas 700 a 800 cartões passados, isto a três dias da festa”, conta Nuno Ferreira. As dificuldades das famílias levaram a organização a fazer uma festa mais pequena. “A festa já teve três dias, com várias actividades. Neste momento, não podemos alargar os nossos horizontes, porque não há meios económicos para isso”, lamenta.

Apesar das adversidades, a organização garante um “programa variado”, destacando a tradicional recolha de prendas pelas ruas da freguesia de Águas Santas, este sábado, o espectáculo de variedades realizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Parada, no domingo, e a grandiosa procissão que percorrerá todo o lugar do Paço.

De referir ainda que todas as iniciativas levadas a cabo para a angariação de verbas, destinam-se à comparticipação dos custos com a organização da festa. O que sobrar “vai para as actividades do grupo e para ajudar a Festa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe”, explica o porta-voz do Grupo de Jovens da Paróquia de Águas Santas.

Actividades sociais

Ao longo do ano, o grupo de jovens desenvolve várias actividades de carácter social. “Ajudamos a Sociedade de São Vicente de Paulo de Águas Santas na distribuição e recolha de alimentos; ajudamos algumas famílias a organizar as suas vidas, porque algumas pessoas, infelizmente, não conseguem gerir bem o tempo e o dinheiro que têm”, explica Nuno Ferreira. Ao nível de infância, “trabalhamos na catequese todas as semanas. Estamos a tentar evangelizar e dar-lhes a conhecer a vida de Jesus e de Cristo”. O grupo tem ainda um coro que tem vindo a participar em vários festivais de grupos corais, e participa ainda na animação de festas e casamentos.

Fernanda Alves

Programa da Festa do Deus Menino

Sábado, dia 9

09h00 – Repique de sinos e Salva de Fogos

10h00 – Início da recolha de prendas

Domingo, dia 10

10h30 – Missa Solene com o Grupo de Jovens do Deus Menino

15h00 – Majestosa procissão em honra do Deus Menino acompanhada pela Fanfarra da Associação Cultural e Musical de Boinas Verdes – Valongo

16h00 – Espectáculo de Variedades pela ADR Parada, seguido de leilão de prendas

21h00 – Encerramento