Maia assinala dia do Idoso

0
173

Cerca de 350 idosos participaram, esta quinta-feira de manhã, no Auditório Venepor, na Maia, nas comemorações do Dia do Idoso. A iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Maia, surgiu na sequência das acções que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito da Rede Social, e em parceria com a PSP da Maia. Os idosos são, na sua maioria, frequentadores de centros de dia e lares geridos pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Mas durante a manhã foram-se juntando outros que tiveram conhecimento da festa.

Durante a manhã, os idosos desenvolveram diversas actividades. Assistiram à actuação da Banda da PSP, que tocou músicas populares que encheram o auditório de boas lembranças. Ainda Soares, do pelouro da Juventude, foi dando voz a algumas melodias entoadas pela banda de música. Depois, seguiu-se uma Palestra dirigida aos idosos sobre Segurança, “dando alguns conselhos aos mais velhos dado tratarem-se de um grupo que é mais vulnerável”, justificou Francisco Lemos, director do departamento de Educação e Acção Social da Câmara Municipal da Maia. E não faltaram as danças, as canções populares, as declamações de poemas da responsabilidade dos idosos e dos técnicos.

De acordo com Francisco Lemos o evento ressalva que se trata de uma iniciativa “muito singela”. “Não há qualquer tipo de ostentação. Com a excepção da banda de música, todo o resto foi feito por idosos ou por funcionários da Câmara Municipal”. Adianta que houve a preocupação de não haver um custo excessivo com a realização do Dia do Idoso, procurando que fosse “um dia festivo, um dia diferente, fundamentalmente um dia de convívio entre os idosos e um dia de solidariedade”.

As comemorações, organizadas pela autarquia, contaram este ano com a parceira da PSP da Maia, a quem Francisco Lemos agradeceu a disponibilidade da força de segurança, não só pela colaboração no dia do idoso mas também pela colaboração que eles “constantemente” têm com a autarquia nos diversos eventos que a Câmara realizada. Este responsável ressalva ainda que a actuação da PSP vai para além da simples segurança dos cidadãos. “A polícia tem também outras actividades e tem também uma intervenção social que é digna de registar e esta participação é um exemplo muito concreto”, justifica.

O Dia na USF Pirâmides

As enfermeiras responsáveis pelo programa nacional para pessoa idosa da Unidade de Saúde Familiar (USF) Pirâmides promoveram o Dia do Idoso, com a oferta de um lanche comemorativo e um panfleto informativo.

Isabel Fernandes Moreira