Maia lança livro sobre sustentabilidade integral

0
198
Foto: CMM
- Publicidade -

 
A propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou no sábado, dia 5, a Câmara Municipal da Maia lançou o livro “Maia – uma comunidade a caminho da sustentabilidade integral”.

Com esta obra a autarquia pretende disponibilizar à comunidade educativa do concelho, bem como às gerações futuras, “uma publicação retrospetiva, mas também prospetiva, onde poderão encontrar relatos e notícias de factos concretos relacionados com o caminho que o Município tem percorrido rumo à sustentabilidade integral do território concelhio da Maia”.

O presidente da Câmara maiata, Silva Tiago mostrou-se agradado com a presença dos muitos jovens na cerimónia, que decorreu nos Paços do Concelho, frisando que é fundamentalmente para eles que este livro é agora lançado, para lhes oferecer “um legado de muito esforço, trabalho e dedicação que não se irá esgotar, pois quereremos sempre fazer mais pelo Ambiente”. 

Também o presidente do Núcleo Regional do Porto da Associação Ambientalista QUERCUS, Pedro Sousa, lembrou, na sua intervenção, a importância da educação ambiental e do papel das gerações mais jovens no combate às alterações climáticas.

Considerou a cooperação institucional entre a QUERCUS e a Câmara Municipal da Maia um dos melhores exemplos do país, considerando que a sensibilidade do presidente da autarquia, que já foi vereador do Ambiente, está na base de “muito do sucesso desta caminhada que se tem feito na Maia rumo à sustentabilidade integral”.  

O Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, deixou, em vídeo, uma mensagem de apreço à Maia e às suas pessoas.  

Aos alunos maiatos que se destacaram com a sua participação no concurso de Ideias Criativas imPEC, realizado durante o ano letivo 2020-2021, inserido no âmbito do projeto SPARCS – Sustainable Energy Positive & Zero carbon CommunitieS, onde são centrais os temas da neutralidade carbónica e da positividade energética, foram entregues um certificado de participação e um exemplar do novo livro.

A abrilhantar esta cerimónia esteve o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia, organismo artístico e cultural do Município que conta já com 30 anos de caminho feito na causa da educação ambiental. O grupo apresentou em estreia absoluta a canção “Carbono Zero”, com letra de Mizé Rouxinol e música de Victor Dias. 

Canção pode ser ouvida aqui:

Foto: CMM

 

- Publicidade -