Maia recebe I Jornadas de Bibliotecas Escolares

0
160

O Fórum da Maia acolhe esta sexta-feira, durante todo o dia, as I Jornadas de Bibliotecas Escolares da Maia, sob o tema “Bibliotecas Escolares: Diversidade, Desafios, Resiliência”. É uma organização da Câmara Municipal da Maia, através da Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho e conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.
De acordo com uma nota de imprensa da edilidade maiata, as primeiras jornadas das bibliotecas escolares decorrem da “natural” evolução do trabalho de colaboração entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas escolares. “Tendo começado por um apoio a nível do tratamento documental do fundo das bibliotecas do 1º ciclo, rapidamente esse apoio se estendeu a todas as bibliotecas integradas ou não na Rede de Bibliotecas Escolares”.

Uma das actividades que tem vindo a ser realizada anualmente, com envolvimento de todas as escolas, é o encontro com um escritor. A ideia é dinamizar a leitura da obra de um determinado autor, trabalhá-la e criar um produto final, que pode ser uma exposição, uma dramatização, uma peça musical, uma representação teatral, que será apresentado aquando do encontro com o escritor convidado.
Neste momento, “podemos dizer que todos os agrupamentos têm bibliotecas integradas na RBE (ainda que faltem ser integradas algumas escolas do 1º ciclo) bem como as duas escolas secundárias com 3º ciclo”, diz a mesma nota.

Tendo-se atingido este patamar de responsabilidade e maturidade, entendeu a Câmara da Maia ser necessário celebrar com as escolas um protocolo de cooperação que cria a Rede de Bibliotecas da Maia e que lança as bases do futuro Portal da Rede de Bibliotecas da Maia. Para cumprir esta etapa surgiu a ideia de se organizar as I Jornadas das Bibliotecas Escolares da Maia.