Maiata com fotografia premiada em concurso nacional

0
154

Está patente ao público, no Centro Cultural do ICN, na porta de Lamas de Mouro, no Parque Nacional da Peneda – Gerês, uma exposição de fotografia, com os trabalhos apresentados ao concurso nacional promovido pelo Município de Melgaço, subordinado ao tema “Tradição”.

Isolina Aguiar, encontrava-se de férias na região e ao tomar conhecimento do evento, decidiu enviar alguns dos seus melhores “clicks” instantâneos.

Uma das suas imagens, a meu ver, a que se enquadra melhor no espírito do tema escolhido para a edição deste certame, foi distinguida com o quinto prémio, entre várias dezenas de concorrentes.

A fotógrafa amadora maiata demonstra nesta sua forma de observar a realidade, uma sensibilidade muito particular à presença humana, como elemento integrante da paisagem natural, entendendo o acto de ceifar manualmente, como a mais viva expressão de uma tradição que teima em resistir à evolução tecnológica e que nos remete para um tempo histórico bem diferente deste que vivemos já em pleno século XXI.

A fotografia de Isolina Aguiar é, do meu ponto de vista e de muitos outros espectadores presentes na exposição, aquando da minha visita, aquela que afirma com maior propriedade e Poesia – a tradição.

Victor Dias