Marcelo Rebelo de Sousa visita este sábado a Semana da Interculturalidade

0
167

Um dos pontos altos da II Semana da Interculturalidade a decorrer na Maia é a visita do Presidente da República, agendada para o próximo sábado.

Este evento pretende promover a interculturalidade e a valorização da diversidade de etnias no município, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre aqueles e a população autóctone.

De 3 a 7 de abril estará patente na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, a exposição itinerante “Enciclopédia dos Migrantes”, promovida por esta Biblioteca em parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett – Porto.

De 4 a 7 de abril, estará também disponível ao público, no átrio da Torre Lidador, uma exposição fotográfica intitulada “Mulheres Ciganas”, da autoria do fotojornalista Adriano Moreira, promovida pela Câmara Municipal da Maia e pela Associação Plano i.

Nos dias 4 e 6 de abril dinamizar-se-á a Hora do Conto “A Formiga Horripilante” de Liz Pichon, promovida pela Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.

A agenda da semana conta ainda com uma palestra, subordinada ao tema “Origens da Comunidade Cigana”, que terá lugar no Auditório Municipal da Venepor, no dia 7 de abril (sábado), pelas 10h30, ministrada pelo antropólogo, José Gabriel Bastos.

O ponto alto das comemorações tem lugar durante o fim de semana dos dias 7 (11h00|20h00) e 8 (14h00|19h00) de abril, com a realização da II Feira Intercultural Maiata “Sete Cantos do Mundo”, no Parque Central da Maia, sendo que no sábado, o evento terá a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta Semana da Interculturalidade contará com demonstrações culturais, gastronómicas e animação por parte das entidades parceiras, nomeadamente associações de imigrantes, comunidades ciganas do concelho, grupos culturais de dança e música, entre outras.