Mobiliário velho transformado em arte

0
327
- Publicidade -

Através de uma parceria entre a Maiambiente e a ESAD – Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos), foi possível transformar mobiliário em desuso em autênticas peças de mobiliário artístico.

Os alunos da ESAD foram desafiados pelas entidades a darem nova vida a mobiliário que iria para o lixo. De peças recolhidas pela Maiambiente pelo concelho foi possível incluir os objetos como ponto de partida num projeto de transformação que iria tornar estes “mônos”, como popularmente designamos o mobiliário em desuso, em peças artísticas.

Os alunos do Mestrado em Design de Interiores estiveram envolvidos no workshop Furniture Remade 3, sob orientação do arquiteto italiano Paolo Deganello. Assim, dedicaram-se a redesenhar um conjunto de peças de mobiliário, em desuso ou destinadas a serem destruídas, na tentativa de lhes devolver uma nova vida e em alguns casos uma nova função. Os resultados foram surpreendentes.

«Com este projeto as entidades envolvidas pretendiam valorizar o potencial de transformação e atualização do objeto, aplicando o princípio da parcimónia. Com o mínimo de intervenção e de recursos conseguiu-se um novo objeto, atualizado na sua estética e na sua função, conservando a sua identidade», refere a Maiambiente no comunicado enviado à nossa redação.

- Publicidade -