Moreira recebe mais um Festival de Folclore da Primavera

0
134

Por ocasião dos 75 anos do Grupo Folclórico Regional de Moreira da Maia, realizou-se no passado domingo mais uma edição do Festival de Folclore da Primavera nesta freguesia maiata. Esta foi a 19.ª edição, muito concorrida pelo público. O terreiro do Mosteiro Divino Salvador, em Moreira da Maia, ficou pequeno para os que queriam assistir ao evento. O tempo esteve cinzento durante várias horas e ameaçou manchar o festival, mas o sol acabou por aparecer.

Ver vídeo:

No arranque da edição número 19 do Festival, a responsável pelo Grupo Regional de Moreira da Maia, Lucília Santos, recordou os primeiros dias do certame, que hoje recebe grupos folclóricos dos quatro cantos do país. "A primeira edição foi muito pequenina, só com grupos folclóricos da Maia".

O crescimento do festival só foi possível, diz, "graças à ajuda da Junta de Freguesia de Moreira da Maia e da Câmara Municipal da Maia". A antiguidade do Grupo Folclórico Regional de Moreira da Maia também ajuda. A responsável pela colectividade confessou que "o grupo tem muita gente conhecedora do folclore e só assim conseguimos chegar ao patamar que ocupamos hoje". Agora, a realidade é outra e o festival tem outra dimensão. Um evento maior representa uma maior dificuldade de organização. Lucília Santos garantiu que a dedicação dos membros do grupo folclórico da vila de Moreira da Maia foi fundamental para o êxito do festival.

No festival deste ano, que durou toda a tarde de domingo, actuaram grupos de todo o país. Vinham de localidades como Cacia, em Aveiro, Ançã, em Coimbra, e Vila Nova do Coito, em Santarém. Outros vinham de mais perto, como o Rancho Folclórico da Amorosa, em Leça da Palmeira ou o Grupo Folclórico da Senhora da Aparecida, de Lousada.