Pedro Burmester apadrinha nova Universidade Sénior de Nogueira e Silva Escura

0
145
imagem Facebook Associação Recreativa e Cultural Nogueira e Silva Escura

A Associação Recreativa e Cultural de Nogueira e Silva Escura apresentou o novo projeto da Universidade Sénior. Assim que estiver reunido o primeiro grupo de 10 alunos, arranca o primeiro ano letivo.

O Padrinho do projeto é Pedro Burmester. A Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura é investidor social desta nova entidade.

A Associação registava uma lacuna na área social, explicou o presidente da Direção, Agostinho Silva, por isso aproveitou a oportunidade de uma candidatura ao Programa POISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego), no sentido de obter financiamento para o projeto “Ao Som das Gerações”.

Assim, com o apoio de cerca de 140 mil euros, obtido através deste projeto, focado na música, nasce a Universidade Sénior. O projeto vai desenvolver-se alicerçado no ensino da música nos primeiros três anos, garantidos por este financiamento, podendo a qualquer momento avançar para a inclusão de novas disciplinas.

De acordo com Maria da Saúde, vice presidente da Direção, “a ideia fundamental é envolver e motivar a população sénior não dependente numa lógica da promoção do envelhecimento ativo e saudável”.

Um dos fatores valorizados como Inovação neste projeto foi o método de ensino, em que os alunos não precisam ter conhecimentos prévios de música nem instrumentos musicais, partindo de imediato para uma aprendizagem prática, explicou ainda Maria da Saúde.

A Junta de Freguesia constituiu-se como Investidor Social do projeto, tendo o seu apoio sido fundamental para o suporte logístico nesta fase inicial em que a sede da associação está a ser alvo de obras de adaptação para a Universidade Sénior.

O Padrinho do projeto é Pedro Burmester, que reside no concelho da Maia há vários anos.

O grupo de 10 alunos (mais pequeno que o previsto devido à pandemia) irá ter aulas de 90 minutos uma vez por semana. Haverá ainda cursos de aperfeiçoamentos, apresentações públicas, Dia Aberto da Universidade e intercâmbios com outras instituições congéneres.