Semana Cultural em Pedrouços anima Casa do Alto

0
125

Jogos tradicionais, danças de salão, música ao vivo, karaoke, aulas de tai-chi, espectáculo de variedades e até rastreios. Será assim, ao longo de toda a semana, nos jardins da Casa do Alto, em Pedrouços. É a primeira Semana Cultural, organizada pela Junta de Freguesia local, com a colaboração das associações.

De acordo com o presidente da autarquia, Joaquim Araújo, a ideia surgiu como forma de aproveitar o espaço “maravilhoso” que é a Casa do Alto, aproveitando também o potencial humano que são as associações da freguesia. O convite surgiu então da parte da junta de freguesia no sentido de “manter as colectividades activas, e elas disseram o sim “com toda a motivação”. Assim, durante uma semana “damos um ar mais festivo e dinâmico à freguesia”, acrescentou.
Desta forma, cada associação é responsável por um dia diferente. “Eles apresentam a associação e fazem o espectáculo de acordo com aquilo que pensaram”, explica o autarca de Pedrouços.

A semana começou a cargo da Associação Cultural de Teibas com música ao vivo. Na terça-feira foi o programa “Karaoke – Os cromos do Flor”, a cargo do Flor de Pedrouços. Esta quarta-feira, o agrupamento musical é da responsabilidade da Lusitana de Pedrouços; o Pedrouços Atlético Clube organizou para quinta-feira uma noite com danças de salão. Para sexta-feira está reservado um espectáculo de variedades a cargo dos Leais e Videirinhos de Pedrouços; no sábado, a Junta de Freguesia oferece música ao vivo com a banda “Quadrante Norte”. O encerramento é da responsabilidade da Comissão de Festas de Nossa Senhora da Natividade com o Dj Brutal Mix. Todos os dias, o final de tarde, fica a cargo da Quintinha da Conceição.

Joaquim Araújo espera uma boa adesão por parte da população e tem medo é que o espaço seja pequeno. A título de exemplo aponta esta segunda-feira em que o espaço “estava completamente cheio, inclusive os jardins à volta e acredito que isto vai ser um crescendo e penso que lá para o fim-de-semana o espaço vai ficar repleto”.
A iniciativa surgiu este ano pela primeira vez e não depende só da Junta de Freguesia, mas o autarca acredita que as forças vivas de Pedrouços vão querer mantê-la nos próximos anos. “E acredito que serão as próprias associação a vir ter com a junta nos próximos anos para que a semana cultural se realize”.

Isabel Fernandes Moreira