Sente-se confortavelmente e preste a sua homenagem à cadeira portuguesa – com certeza!…

0
295
- Publicidade -

A cadeira portuguesa, objeto digno de ser olhado com critério estético, para além das propostas funcionais que o design arrisca, pensando, desenvolvendo e criando soluções que nos sentem corretamente e nos deixem, quiçá, refletir filosoficamente, vai ser homenageada, precisamente, pelas mentes criativas dos nossos artistas.

Cadeiras recriadas e metamorfoseadas por criativos nacionais prestam homenagem à Cadeira Portuguesa numa exposição que se apresenta na Casa Museu Guerra Junqueiro, no Porto.

No âmbito da exposição, com o apoio da prestigiada marca alemã de copos de cerveja Ritzenhoff, os autores apresentam também ideias para ilustrar copos de cerveja, numa relação que habitualmente existe entre a cadeira e ao ato de beber cerveja numa esplanada.

Trata-se de uma exposição comissariada pela Sra. Reitora da Universidade Lusófona do Porto, Professora Doutora Isabel Babo, dirigida pelo arquiteto Nuno Ladeiro, a exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa –conta com o apoio do Curso de Design de Comunicação da Universidade Lusófona do Porto e revista Roof– os arquitetos Álvaro Siza e João Paciência, os artistas, José de Guimarães, Leonel Moura, Sofia Areal, os ateliês de design do Porto, Bolos Quentes, Gráficos do Futuro,  Estúdio Volta, Estúdio Dobra, Mo-Wo entre muitos outros, apresentam novas ideias para a emblemática cadeira, dando-lhe uma nova vida, se possível ainda mais portuguesa. 

O programa de quinta-feira, dia 6 de outubro, que não se resume apenas à exposição, inclui:

 

16.30h

– Conferência | Do Património Imagético e Cultural Português para o Design Gráfico
Sala Nobre da Universidade Lusófona do Porto
Conferencista: Helena Ladeiro

 

18.30h

– Inauguração da Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa
Casa Museu Guerra Junqueiro, Porto.

No final da conferência será atribuído um trofeu ao melhor copo Ritzenhoff realizado pelos autores participantes na exposição, pela diretora de arte da marca, Cordula Schmidt.

Se quiser saber mais sobre a exposição e a conferência em www.ulp.pt
 

Victor Dias

- Publicidade -