Tradição regressa ao Castelo da Maia

0
37

Começam hoje as festas em honra de Santo Ovídeo, na Vila do Castelo da Maia. É o retomar das festividades, depois de um ano de interregno. A comissão de festas pôs mãos à obra para não deixar cair as tradições e apresenta novidades associadas às vertentes religiosa e profana.

Em vez dos habituais três dias de festejos, este ano duram seis. A festa arranca hoje e prolonga-se até domingo, não deixando de lado nenhuma das cinco freguesias da vila: Barca, Gemunde, Gondim, Santa Maria e Avioso e S. Pedro de Avioso.

Aliada à duração dos festejos – mais prolongados – está a diversificação dos locais onde se realizam as festas de Santo Ovídeo. A comissão de festas quis aproveitar o facto de o Mercado do Castelo apenas estar ocupado à segunda-feira e ao domingo para dinamizar este espaço central da vila, justifica António Carneiro:

[audio:STO_OVIDEO.mp3]

Neste Mercado do Castelo é hoje inaugurada, às 21h00, a primeira Feira de Artesanato da Vila do Castelo, seguindo-se a actuação do grupo musical “La Çaramontaina”.

Antes disso, às 18h00, são inauguradas exposições de fotografia nas juntas de freguesia de Gondim, Santa Maria e S. Pedro de Avioso.

Este ano, outro objectivo da comissão de festas foi motivar diferentes gerações a irem à festa, por considerar António Carneiro que as festas se estavam a perder pelo afastamento dos mais jovens:

[audio:VISAO.mp3]

Neste contexto, foi pensada uma tarde só para as crianças, na quinta-feira. A organização passou por diversas festas e desafiou os empresários do sector dos divertimentos a montarem na Quinta da Gruta os seus equipamentos, de forma gratuita. Em contrapartida, durante cerca de duas horas, têm de colocar esses divertimentos à disposição dos mais pequenos, também de forma gratuita.

Marta Costa