Victor Sampaio Dias estreou obras no concerto comemorativo de 500 anos do Foral da Maia

0
79

O grande auditório do Fórum da Maia acolheu a 14 de dezembro um Concerto de Gala comemorativo em que foram estreadas quatro obras inéditas.

Numa sala quase lotada, a Orquestra do Norte (ON), sob a direção do Maestro Fernando Marinho, preencheu a primeira parte do concerto com a 7ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven, Op.92 em Lá Maior, uma das obras mais revolucionárias do compositor alemão.

A segunda parte do concerto foi integralmente dedicada ao compositor maiato Victor Sampaio Dias, que compôs expressamente para a celebração dos 500 anos do Foral Manuelino da Maia, uma série de quatro obras orquestrais.

Depois do intervalo a ON regressou ao palco para interpretar “1519”, uma abertura orquestral em 3 andamentos, seguindo depois para “Maia Rurália” e “Maia Urbanitas 2019”, fechando o concerto com “Ousamos Sonhar”.

Do elenco do concerto fizeram parte, além da Orquestra do Norte, Jaime Correia, na gaita de foles, Ana Barros, soprano e o Coral Infantil Municipal dos Pequenos Cantores da Maia, sob a direção da Maestrina Ana Lídia Rouxinol.

Na primeira fila da plateia estiveram o presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, e o vereador da Cultura, Mário Neves.