Xutos & Pontapés são as estrelas do Maiact 2010 (vídeo)

0
242

Já está “em andamento” a edição deste ano do Maiact que se realiza de 17 a 25 de Julho. E já há um nome confirmado. Xutos & Pontapés. Aquela que é considerada a maior e melhor banda rock nacional já faz parte do cartaz do Festival da Juventude da Maia e sobe ao palco a 24 de Julho, um sábado, a “noite grande” do certame. A confirmação foi avançada pelo vereador da juventude da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, que revelou mais algumas novidades para o Maiact deste ano. Quanto ao restante cartaz, já está fechado, mas os restantes nomes só serão divulgados na apresentação pública do evento, marcada para este sábado.

Bilhetes passam a custar cinco euros

A novidade que, provavelmente, será menos agradável para os maiatos (e não só) prende-se com a entrada no Complexo de Ténis da Maia, que em anteriores anos lotou completamente. “Para regular as entradas, decidimos cobrar um valor simbólico a quem quer ver os concertos, e quando digo simbólico é porque não cobre nem de perto nem de longe os gastos”. Mas a decisão de cobrar entradas surge porque é necessário “disciplinar as entradas”. Recorde-se que, no ano passado, as portas do Complexo de Ténis da Maia tiveram de ser fechadas três noites consecutivas por motivos de segurança, quando o recinto atingiu a lotação máxima. “Muita gente veio de longe e queria mesmo ver os concertos, e acabaram por ficar privados disso”, recorda Hernâni Ribeiro. Situação que este ano não se deve repetir. “Toda a gente com bilhete tem a garantia que pode assistir aos concertos”, acrescenta o vereador.

Outra das novidades passa pela realização de um ciclo de cinema “dedicado a temáticas da juventude e à música”. As actividades radicais no Parque Central da Maia (Actimax) são para continuar, assim como o Maiact Garage Sessions, o concurso de bandas de garagem do festival, “que terá como prémio 1000 euros em dinheiro e a primeira parte dos Xutos & Pontapés, um prémio bastante atractivo”, considera Hernâni Ribeiro.

Ainda falta um mês e alguns dias para o Festival da Juventude da Maia, mas já há certezas. “O Maiact é um evento que prima pela qualidade e vai ser, de certeza, mais um sucesso”, garante Hernâni Ribeiro. À semelhança de anos anteriores, a aposta continua a ser na música nacional.

Pedro Póvoas