Académica tropeça de novo

0
170

A Académica da Maia-ISMAI atravessa uma fase menos conseguida no campeonato, principalmente a jogar em casa. Depois de há duas semanas ter perdido a invencibilidade, desta feita permitiu um empate. Já o Águas Santas e o Santana tiveram ambos uma jornada feliz.
Na 15ª jornada da 1ª Divisão o Águas Santas continua a perseguir o objectivo da fase final. Após a eliminação da Taça frente ao Madeira SAD, os comandados de Jorge Borges receberam a Académica de S. Mamede, numa altura em que a margem de erro é cada vez mais reduzida para quem quer estar entre os seis primeiros da tabela. Os aquissantenses acabaram por dominar o jogo e alcançar uma vitória tranquila por 29-22.

Com este triunfo, o Águas Santas mantém o 6º posto da tabela classificativa, com os mesmos 35 pontos de Madeira SAD (5º) e Benfica (4º). Na frente isolado está o bicampeão FC Porto com 41 pontos.

Este fim-de-semana realiza-se a 16ª jornada, a última de 2010, pois o campeonato só regressa a 12 de Fevereiro. No domingo os aquissantenses vão até ao Municipal de Torre Marinha para defrontar o Sporting, num encontro com transmissão televisiva na RTP2 a partir das 17h00.
Na Zona Norte da 2ª Divisão, a Académica da Maia-ISMAI parece ter quebrado depois do ciclo de mais de um ano sem derrotas. Apesar de ter carimbado o passaporte para os quartos-de-final da Taça, com uma vitória por 26-20 frente ao Maria Balaio, os maiatos não conseguiram bater o Callidas Clube. A jogar no Municipal da Maia os comandados de Paulo Sá e Mário Santos não foram além de um empate a 26 golos.

Melhor sorte teve o Santana. Na deslocação ao pavilhão do Ginásio de Santo Tirso, os comandados de Francisco Monteiro conseguiram “arrancar” uma vitória por 23-26, quebrando um ciclo de seis jogos sem ganhar.
Na classificação, a Académica divide agora a liderança com o Fafe, com 33 pontos, enquanto o Santana mantém o 5º posto, com 23 pontos conquistados em 12 jornadas.
Este fim-de-semana é também o último de 2010 com competição. Nesta 13ª ronda, a Académica da Maia-ISMAI visita o Ginásio de Santo Tirso, domingo, a partir das 18h00. O Santana entra em campo sábado, a partir das 18h00, altura em que recebe o S. Paio de Oleiros no Municipal de Gueifães.

André Cordeiro