Académica do ISMAI bate líder

0
87

O fim-de-semana andebolístico das equipas maiatas não foi tão positivo quanto se poderia prever. Águas Santas e Santana não conseguiram vencer. Só a Académica da Maia/ISMAI se salvou, ao bater em casa o líder do campeonato.

Na 1ª Divisão, o Águas Santas foi ao Pavilhão Acácio Rosa defrontar um dos adversários directos na luta pelo acesso ao play-off final e actualmente na frente do campeonato, o Belenenses. Apesar do jogo ter sido muito equilibrado, os maiatos acabaram por ser derrotados pela margem mínima, 25-24.

Com esta derrota, a quinta da época em nove jogos, os comandados de Paulo Queirós mantêm o nono lugar, agora com 17 pontos. Na frente continua o quarteto composto por ABC, Belenenses, Madeira SAD e FC Porto, com 23 pontos, mais um que o Benfica, que segue logo atrás.

Os maiatos voltam a entrar em campo amanhã, às 18h00, quando receberem no Pavilhão de Águas Santas um dos grandes do andebol português, o ABC.

Na Zona Norte da 2ª Divisão, a Académica da Maia/ISMAI continua a boa recuperação e já vai no sexto jogo consecutivo a vencer. Desta feita, os maiatos tinham uma tarefa complicada ao receber no Municipal da Maia o líder do campeonato, AD Maria Balaio. Apesar da dificuldade do adversário, a Académica da Maia/ISMAI conseguiu superiorizar-se e vencer por 26-24.

Na tabela classificativa, os maiatos mantiveram o quinto lugar, com os mesmos 24 pontos do quarto classificado, Ginásio de Santo Tirso. Os comandados de Paulo Sá reduziram também a diferença para o líder AD Maria Balaio, que tem 29 pontos e é agora acompanhado pelo Modicus.

Os maiatos jogam amanhã, às 20h30, no Pavilhão Eduardo Soares frente ao Académico de S. Mamede, terceiro classificado, um encontro referente à décima segunda jornada do campeonato.

Na Zona Norte da 3ª Divisão, o Santana foi derrotado pela segunda vez esta época e novamente em casa. No regresso ao Municipal de Gueifães após a derrota com o Callidas, os maiatos recebiam o terceiro classificado Afifense na tentativa de regressar às vitórias caseiras. No entanto, os visitantes mostraram-se mais fortes e venceram por 27-30, impondo a segunda derrota do Santana em onze jogos.

Os maiatos foram igualados na classificação pelo adversário do passado fim-de-semana, o Afifense, que tem agora os mesmos 28 pontos e partilham o segundo lugar, mas com vantagem directa para os minhotos. Na liderança continua o Callidas Clube, que tem 31 pontos e venceu o Estarreja por 32-39.

Os comandados de Francisco Monteiro têm outra oportunidade de voltar às vitórias caseiras quando receberem o Ílhavo amanhã, às 18h00, no Municipal de Gueifães.

André Cordeiro