ADA Maia-Ismai e Águas Santas preparam nova temporada

0
200

A ADA Maia-Ismai já está a trabalhar para começar da melhor forma a nova temporada, desta feita na Andebol 1 – 1ª divisão nacional. Os maiatos vão participar numa competição onde estão presentes os três grandes: FC Porto, campeão da última temporada, o Benfica e o Sporting. E ainda a Associação Atlética de Águas Santas, já com mais experiência neste escalão.

Pela primeira vez na divisão máxima do andebol, o objectivo principal na temporada 2011/2012 passa por garantir um lugar nos oito primeiros. “Os nossos objectivos passam por isso. Entrarmos no grupo dos oito primeiros, para estabilizarmos o plantel e depois pensarmos em dar alguns passos em frente. Mas fundamentalmente, neste primeiro ano queríamos assegurar o oitavo lugar”, diz o treinador.

Relativamente ao plantel, Paulo Sá diz que não houve grandes mexidas. Foram feitas apenas algumas “alterações residuais”. Artur Poças, Luís Pinto, Hélder Oliveira e Carlos Barbosa deixaram o Ismai-Maia, por questões profissionais. Saídas que foram colmatadas com a entrada do guarda-redes Rui Pereira (ex-Sete Fontes), André Monteiro (ex- Águas Santas), Diogo Oliveira (ex-Xico Andebol) e Daniel Costa (ex- Xico Andebol) e Manuel Sousa (ex- Académica de S. Mamede). Reforços que vêm dar mais “estabilidade” à equipa sénior do Ismai-Maia. A equipa técnica também foi reforçada. Os treinadores Paulo Sá e Mário Santos vão contar esta época com o apoio de Eduardo Abade e Bruno Silva.

Num campeonato onde estão adversários de peso, com atletas profissionais, ao contrário do que acontece na equipa do Ismai-Maia, Paulo Sá garante que esse é um pormenor que não assusta a sua equipa. “Vamos fazer por os incomodar o mais possível. Mas esses não são os jogos que mais nos preocupam. Os que nos preocupam são as equipas do nosso patamar, em que obrigatoriamente teremos de ganhar. Quanto aos grandes, é evidente que em casa teremos de ter boas prestações, incomodá-los e se possível ganharmos os jogos”, sublinha o técnico.

Os jogos do Andebol 1 – campeonato nacional masculino arrancam a 10 de Setembro. O Ismai-Maia começa a temporada a jogar em casa com o Belenenses, pelas 17h45 no Pavilhão Municipal da Maia. Uma jornada que se destaca pelo primeiro clássico, entre o Benfica e o FC Porto.

Águas Santas

O Águas Santas também joga a 10 de Setembro, mas em casa do Fafe, pelas 18h30.
O plantel do Águas Santas arrancou os trabalhos de preparação da nova época no início do mês, e apresentou-se à imprensa no passado dia 5 de Agosto. O professor Jorge Borges mantém-se no comando técnico, estabelecendo como objectivos, “ficar nos seis primeiros lugares da tabela classificativa, apurar-se para a supertaça e ir o mais longe possível na Taça Challenge”. A equipa é de continuidade e foi reforçada com atletas provenientes dos juniores, e com Albano Lopes (ex- Madeira SAD) e Mário Lourenço (ex-júnior FC Porto).
A equipa tem já definida a participação no Torneio de Fafe para o fim-de-semana de 3 e 4 de Setembro.

Fernanda Alves