Águas Santas é campeão nacional de andebol em infantis

0
256

A equipa de infantis do Águas Santas sagrou-se campeã nacional de andebol. Numa fase final disputada em Benavente, entre os passados dias 17 e 20 de Junho, os jovens aquissantenses fizeram o pleno de vitórias e arrecadaram o primeiro título nacional para o clube.
Os maiatos entraram em campo após uma fase regular só com vitórias. No primeiro jogo, frente à equipa da casa Benavente, venceram por 26-33. No dia seguinte somaram mais duas vitórias. Primeiro frente ao Bartolomeu Perestrelo, por 33-27, e depois contra o Valongo do Vouga, onde alcançaram a maior diferença desta fase final (41-23).

Pelo meio, os jovens aquissantenses ainda derrotaram o Feirense, por 33-19, antes de chegar ao jogo decisivo contra o Belenenses, que também contava só com vitórias. Neste jogo decisivo, o Águas Santas voltou a mostrar a boa época que fez e venceu por 29-25, arrecadando o título.

O presidente do clube, Joaquim Carvalho, afirma que “o título soube bem” e realçou o facto de ser o primeiro a nível nacional: “Apesar da já haver algumas vitórias em encontros nacionais, este é o primeiro em campeonatos. É um marco importante para a formação do Águas Santas”.
O presidente deixa também elogios ao plantel de infantis: “Eles já tinham ganho o encontro nacional no ano passado. São jogadores que vão às selecções e que têm um grande potencial. É uma equipa muito forte e que fez um trajecto irrepreensível”.
Joaquim Carvalho diz também que “o caminho é apostar na formação” e realça a carreira de outras equipas jovens: “Os juniores alcançaram a fase final do campeonato, onde terminaram em quinto lugar, e os juvenis acabaram em terceiro no campeonato. Foi uma época muito boa”.

Em relação à equipa sénior, que terminou em segundo do Grupo B da 1ª Divisão, o presidente aquissantense não está tão agradado: “ Foi mais uma época atípica. Há dois anos Paulo Faria saiu para o Sporting, e este ano Paulo Queirós também deixou o clube em Dezembro. Não foi o resultado que nós queríamos, esperávamos disputar o grupo A, dos seis primeiros, mas foi o possível”, atira o dirigente maiato.

Sobre a próxima época, o presidente do Águas Santas garante a continuidade do técnico Jorge Borges mas abre a porta a grandes mexidas no plantel: “Já estamos a trabalhar para que na próxima época possamos cumprir os objectivos. Temos o plantel quase fechado, só falta uma situação de um atleta nosso que poderá sair. Haverá grandes mudanças, com várias saídas e entradas. A partir de 1 de Julho divulgaremos a constituição do novo plantel e começamos a trabalhar a 2 de Agosto”, finaliza Joaquim Carvalho.

Atletas
João Gonçalves; Nuno Beltrão; Ricardo Peres; Afonso Cavadas; Gonçalo Cavadas; Luís Ferreira; José Barbosa; Bruno Bragança; Hugo Silva; Diogo Quintas; Rui Marques; João Freitas; Miguel Martins; Miguel Gomes.
Treinadores – Ana Cunha e Luís Isidoro
Dirigentes – Domingos Gomes e José Mendes

Resultados

1ª Jornada – 17.06.10
– CF Os Belenenses – CD Feirense, 34-26
– CD B. Perestrelo – CP Valongo Vouga, 25-29
– ADC Benavente – AA Águas Santas, 26-33

2ª Jornada – 18.06.10
– CD Feirense – CP Valongo Vouga, 33-33
– CF Os Belenenses – ADC Benavente, 31-23
– AA Águas Santas – CD B. Perestrelo, 33-27

3ª Jornada – 18.06.10
– ADC Benavente – CD Feirense, 23-38
– CP Valongo Vouga – AA Águas Santas, 23-41
– CD B. Perestrelo – CF Os Belenenses, 23-32

4ª Jornada – 19.06.10
– CD Feirense – AA Águas Santas, 19-33
– ADC Benavente – CD B. Perestrelo, 33-25
– CF Os Belenenses – CP Valongo Vouga, 34-30

5ª Jornada – 20.06.10
– CD B. Perestrelo – CD Feirense, 18-24
– AA Águas Santas – CF Os Belenenses, 29-25
– CP Valongo Vouga – ADC Benavente, 39-16

Classificação Final
1º – AA Águas Santas (15 pontos)
2º – CF Belenenses (13 pontos)
3º – CP Valongo Vouga (10 pontos)
4º – CD Feirense (10 pontos)
5º – ADC Benavente (7 pontos)
6º – CD B. Perestrelo (5 pontos)

André Cordeiro