Amanhã da Criança não desiste

0
140

Em vésperas de se defrontarem entre si, naquele que é o único derbi maiato dos campeonato nacionais, Monte das Pedras e Amanhã da Criança tiveram sortes diferentes na jornada da passada semana, com a curiosidade de ambos os jogos terem apresentado o mesmo resultado final. Assim, enquanto o Monte das Pedras perdeu em Crestins com o líder incontestado, Chaves Futsal, por 3-2, estando agora a sete pontos do Contacto Futsal, que é 2º classificado, e ocupa o lugar pela qual uma boa meia dúzia de equipas ainda tem esperança de lá chegar para subir de divisão, o Amanhã da Criança recebeu e venceu o ARCA, também por 3-2, que também está na luta pela permanência, e reduziu a diferença para a zona de manutenção para seis pontos.

Amanhã, em Crestins o derbi maiato vai ser jogado com objectivos diferentes em termos de campeonato para as equipas da Maia. O Monte das Pedras precisa de vencer para não perder o comboio na luta pela subida. Já o Amanhã da Criança quer vencer para tentar sair o mais rápido possível da situação complicada em que se encontra na tabela.

Distritais

O Arsenal de Parada só conhece um resultado nos derbis maiatos da divisão de Honra da AF Porto, a vitória. Depois de há 15 dias ter goleado o Académico de Sangemil por 5-1, foi a Gueifães vencer a Coopermaia por 3-2, repetindo assim o resultado da primeira volta. Mercê desta vitória os arsenalistas aumentaram a diferença para os lugares de despromoção para o dobro, tendo agora seis pontos de vantagem sobre os Leões Valboenses. A Coopermaia, apesar da derrota caseira, continua a três pontos da tranquilidade, uma vez que os seus adversários directos não conseguiram melhor que os da cooperativa. O Académico de Sangemil foi a Paços de Ferreira arrancar uma preciosa vitória, 2-1 frente a “Os Romanos”, viu o lider Cohaemato perder, subiu um lugar na classificação, mas ainda está a 12 pontos do topo. Amanhã, há novo derbi maiato, desta vez no Corim, com início às 18h30 e coloca frente a frente os sangemilenses e a Coopermaia. Ainda nesta divisão, chegou-nos informação importante por parte do presidente da Cafetaria D’Ouro, Amadeu Barbosa, que confirmou ao site fut-porto-distrital a desistência da sua equipa no actual campeonato. A confirmar-se, a Coopermaia sobe um lugar na classificação, mantendo a diferença de três pontos para os lugares de permanência. Os resultados da 1ª volta devem manter-se, sendo apenas anulado o resultado entre a Cafetaria e o Sache que foi o primeiro jogo dos portuenses na 2ª volta. Na 1ª divisão, série 1, o Recreativo de Vermoim foi surpreendido em casa pelos poveiros do A Ver O Mar, permitindo assim uma aproximação perigosa por parte do trio perseguidor. Agora o Vermoim tem dois pontos de vantagem sobre S. Sebastião, seis sobre A Ver O Mar e sete sobre Invicta Futsal. Amanhã joga em Matosinhos frente ao tranquilo Empregados do Banco BPI. Melhor estiveram os vizinhos da freguesia ao lado, a ARDACM que foi à cidade Invicta despachar a Mocidade local com uma mão cheia de golos, subindo assim três lugares na classificação e tendo, agora, oito pontos de vantagem sobre a descida. No domingo recebem o S. Sebastião e em caso de vitória podem subir para o meio da tabela e ajudar o Vermoim na luta pela subida à Honra. Na outra série desta divisão as duas equipas maiatas continuam a exibir performances muito distintas e como tal a encararem o que falta jogar com objectivos diferentes.

A Juventude de Águas Santas conseguiu o resultado mais gordo da semana ao vencer na condição de visitante o Vilar Futsal por 7-0!!! Continua no 5º lugar a quatro pontos do 2º, lugar que dá direito a subida de divisão. O S. Pedro Fins perdeu em casa com o Arreigada e agora está definitivamente envolvido numa luta a quatro onde só se irão salvar dois. Luta que promete emoções fortes até ao fim da prova e que será discutida palmo a palmo até à recta final, senão atentem nos números: 13º Aliviada-10 pts; 14º Águias Areosa-10 pts; 15º S. Pedro Fins-9 pts; 16º Juv. Muro-9 pts. O 12º é o Vilar Futsal com 21 pontos, ou seja, já fora desta luta. Na 2ª divisão a jornada foi 100% infeliz para os maiatos, na série 1 o Avioso S. Pedro perdeu na recepção ao lider Cave 94, por 4-1, desceu três lugares na classificação e viu a vantagem para o Arcozelo, primeira equipa da despromoção, diminuir para metade, é agora de três pontos. Na série 2 o Lusitânia de Pedrouços perdeu em casa com o Lapa e o Silva Escura na visita a Novelas, não desceram na classificação, mas ficaram mais longe do último lugar de subida, estando agora os de Pedrouços a sete pontos e os de Silva Escura a 10 pontos, precisamente do Lapa que veio à Maia confirmar que é candidato e ocupa o lugar de vice. Na 3ª divisão, é caso para se perguntar por onde andava este Académico de Pedras Rubras que até há três jornadas atrás somava desaire atrás de desaire e de repente, empata com o Salgueiros (candidato à subida), vence o Gondomar, e agora despacha o 3º classificado com três golos sem resposta, subiu para o 15º e hoje promete estragos na baliza do lider Areal, que joga em Moreira a partir das 21h30. A ARDACM “B” perdeu pela diferença mínima no Juventus da Triana e continua no penúltimo lugar.

Na 1ª divisão feminina o Clube Amigos de Corim deu um passo de gigante para conseguir a permanência ao vencer no Clube Desportivo das Aves por 2-1, tendo agora uma vantagem de 10 pontos e goal-average sobre as avenses que são a primeira equipa da zona de descida. Este Domingo, as jovens comandadas por Alcino Vieira recebem a aguerrida equipa do Rebordosa que na última jornada impôs um empate ao vice lider Alfenense.

Formação

A Associação de Moradores da Granja, única equipa maiata que compete com equipas federadas em todos os escalões de formação de Futsal, tem uma equipa que está a dar que falar, na série 1 da 2ª divisão de Juvenis. Decorridas que estão 17 jornadas os jovens da Granja têm um registo impressionante de 16 vitórias e apenas um empate, tendo ainda o melhor ataque com 97 golos marcados e a segunda melhor defesa com 24 golos sofridos.

A melhor defesa é do Modicus de Sandim, colectividade gaiense com grande historial no futsal e andebol, que apresenta igual performance: 16 vitórias e um empate. Ou seja, fácil de concluir, o empate foi quando estas duas equipas se encontraram no jogo da primeira volta em Ardegães que marcaram dois golos cada uma. E sabe quando é o jogo da 2ª volta e que pode decidir o campeão? Domingo, pelas 16h00, no Pavilhão do Modicus. Sabe qual é a previsão do tempo para o fim-de-semana? Chuva, muita chuva e frio, muito frio. Mas, não fique em casa nem vá para o Shopping, vá até Gaia, ao Pavilhão do Modicus, assista a um bom jogo de futsal com artistas de palmo e meio e viva as emoções que não sentirá frio nenhum. Ah, é verdade, também não chove no pavilhão. Neste, pelo menos, porque outros há.