Andebol feminino: Maiastars e Santa Joana entram a ganhar

0
214

O Maiastars iniciou na Maia o campeonato maior de andebol feminino, zona norte. Recebendo o Salgueiros 08, a equipa maiata efectuou uma boa exibição para um primeiro jogo de campeonato. Aos 14 minutos, vencia por 11-3 e ao intervalo por 19-8. Na segunda parte, as jogadoras de José Carlos Ribas, com apenas três semanas de preparação conservaram o ritmo de jogo. Com diversas e válidas opções, a exibição manteve-se a elevado nível, para um 38-18 final que lhe garante à primeira jornada a liderança no nacional.

Realce para as guarda-redes Andreia Costa, com 65 por cento de eficácia, e da romena Zorica Ciorita, com 47%. São dados que dizem muito da qualidade delas e do trabalho defensivo das colegas. As internacionais Ana Isabel Pereira, Ana Filipa Silva e Marta Aleixo destacaram-se no ataque com 10, 6 e 6 golos cada. Aliás, as ex-Colégio de Gaia, Marta Aleixo e Filipa Silva, integraram-se bem no grupo e trouxeram mais qualidade a este renovado Maiastars. Neste próximo fim-de-semana, em jornada dupla, o Maiastars desloca-se sábado a Canelas para defrontar o Santa Isabel às 21h00 e domingo recebe o Académico do Porto, no pavilhão da Maia, pelas 19h00.

Já o Santa Joana foi a Ermesinde vencer o Palmilheira, por 25-29, entrando da melhor forma na competição e com objectivos bem definidos. Quer fazer melhor que o sexto lugar do ano passado na Fase Final da 1ª Divisão de Seniores Femininos em andebol e para isso aposta na continuidade da maioria do plantel.
O período de preparação da temporada 2010/2011 não foi muito longo mas a treinadora Daniela Monteiro mostrou-se satisfeita com o trabalho efectuado. “Começámos a trabalhar há relativamente pouco tempo mas as atletas estão a trabalhar bem. Estivemos recentemente num torneio onde os resultados não foram famosos mas também é fruto da sobrecarga física a que as jogadoras têm sido sujeitas”.

O plantel mantém-se na sua maioria, bem como a treinadora. Porém há alguns acertos. Saíram três jogadoras – uma guarda-redes, uma central e uma ponta. Para suprir essas saídas “contratámos duas guarda-redes, uma ponta, uma central e uma pivot”, conta Daniela Monteiro.

Apesar do reforço do plantel para 2010/ 2011, a técnica das maiatas não acredita numa equipa mais forte que a do ano passado. Ainda assim mantém altas as expectativas para a nova época. “Não sei se estamos mais fortes até porque temos que preparar a equipa com a integração das novas jogadoras. Era melhor se tivéssemos mantido tudo igual No entanto, o nosso objectivo é fazer melhor que o ano passado. A meta primária é estar na Fase Final”, atira Daniela Monteiro.