Andebol: Terminar com vitórias

0
173

A época do andebol masculino chegou ao fim e as equipas maiatas terminaram todas com vitórias. O Santa Joana teve uma dupla jornada com duas derrotas mas ainda luta pelo quinto lugar.
Na penúltima jornada da Fase Final da 1ª Divisão de Seniores Feminina, as maiatas tinham uma recepção ao Colégio João de Barros, no Municipal de S. Pedro de Fins. Apesar do esforço das comandadas de Daniela Monteiro, foram as leirienses a sorrir no final depois de vencerem por 29-32.
Logo no dia seguinte, o Santa Joana tinha uma complicada deslocação ao Algarve para defrontar o líder CDE Gil Eanes. As algarvias demonstraram ser fortes candidatas ao título nacional e venceram por 39-20.

Apesar das duas derrotas, as maiatas seguram o quinto lugar, mas agora com os mesmos 21 pontos do sexto Juve Lis. Na frente, mas à condição, está o Madeira SAD com 36 pontos, mais um que o CDE Gil Eanes, mas as algarvias têm menos um jogo realizado.
O Santa Joana encerra a participação desta temporada na 1ª Divisão Feminina já amanhã, às 17h00, quando visitar o pavilhão das adversárias directas Juve Lis na última jornada. Quem vencer fica no quinto lugar.

Quem já terminou a Fase Final foi o Santana. Depois de terem ido vencer a casa do Callidas Clube por 26-29, os maiatos jogaram a última partida da fase decisiva da 3ª Divisão no municipal de Gueifães, onde bateram o Albicastrense por 35-25.
Os comandados de Francisco Monteiro terminaram no terceiro lugar com 20 pontos. O campeão foi o Vitória de Setúbal, com 26 pontos, seguido do Paço de Arcos com 25.
O Águas Santas também terminou a época. Na jornada de despedida do Grupo B da 1ª Divisão, os maiatos foram ao pavilhão do Fafe vencer por 27-32.

Os comandados de Jorge Borges acabaram na segunda posição do grupo, com os mesmos 42 pontos do terceiro Sporting da Horta, e ficaram apenas atrás do S. Bernardo, que contabilizou 43 pontos.
Na Fase de Apuramento da Zona Norte da 2ª Divisão, a Académica da Maia-ISMAI “esmagou” a concorrência. Os maiatos disputaram as duas últimas jornadas alcançando vitórias dilatadas. Na penúltima ronda foram até Trás-os-Montes vencer o Lamego por 25-39. Já no último jogo, os comandados de Mário Santos e Paulo Sá receberam e bateram o Ginásio de Santo Tirso, por 41-24.
A Académica da Maia-ISMAI dominou esta Fase de Apuramento, terminando no primeiro lugar com 58 pontos, mais 12 que o segundo, o Académico.

André Cordeiro