Atletismo de pavilhão em Moreira

0
236

Cerca de 160 jovens passaram no sábado pelo Pavilhão Municipal de Moreira da Maia, anexo à Escola EB 2,3 Prof. Dr. Vieira de Carvalho, para participar no Torneio de Pavilhão em Atletismo.

O evento foi organizado, pelo segundo ano consecutivo, no âmbito da colaboração entre o Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, da Santa Casa da Misericórdia da Maia) e a Associação de Atletismo do Porto. Mas que implicou também uma prévia angariação de fundos, nomeadamente para o lanche servido no final para os jovens atletas reporem as energias.

Membro da associação, Luís Cunha é também o monitor de desporto do Centro Comunitário de Vila Nova da Telha, onde funciona um atelier de atletismo. Mas os jovens atletas que competiram este sábado fizeram-no em nome do Maia Atlético Clube (MAC), com o qual há também uma parceria. “E facilita-nos muito, em termos essencialmente financeiros, porque o clube comparticipa com seguros e deslocações”.

E já são muitos os praticantes de atletismo. De Vila Nova da Telha são cerca de 25 os jovens inscritos no atelier, mas o número chega aos 53 em todo o concelho, com maior peso do sexo feminino.É uma prova da falta de ofertas desportivas na zona, identificada por Luís Cunha quando chegou ao Centro Comunitário de Vila Nova da Telha.

Ouça as declarações de Luís Cunha:

[audio:LUIS_ATLETISMO.mp3]

A sua experiência pessoal na modalidade abriu as portas à parceria com a Associação de Atletismo do Porto e com o MAC. De simples torneios no seio do centro comunitário, alguns atletas são já federados e “tão bons como os outros”, garante o monitor, orgulhoso.

Marta Costa