Barca acolhe regional de BTT

0
269

No último fim-de-semana de Maio, todos os caminhos do BTT vão dar a Barca. A freguesia será o palco da quarta taça do Campeonato Regional do Porto, no âmbito da iniciativa Barca Radical 2011, que se tem realizado anualmente. A organização está a cargo do Grupo desportivo “Os Maiatos”, com o apoio da Junta de Freguesia de Barca, Juventude Barcarense e Associação de Pais da freguesia.

No dia 28 de Maio, o largo de Mandim, em Barca, junto à estação de metro, será o ponto de partida para a quarta Taça do Regional do Porto BTT XCO, organizada pela Associação de Ciclismo do Porto e pela primeira vez na Maia. As corridas arrancam às 14h30, com circuitos adequados a cada nível de participantes, variando também o número de voltas. São esperados cerca de 170 atletas, olhando ao número de praticantes de BTT que habitualmente pontuam e competem no regional.

Apesar de não estarem a competir neste regional, “Os Maiatos”, trazem a prova da associação ao concelho, que tem locais adequados para a prática desta modalidade. O presidente do grupo, Paulo Ribeiro, salienta que “há freguesias com bons percursos para se fazer BTT”, ao ponto de estarem a pensar organizar uma Maratona de BTT da Maia. O que já passou de plano a realidade foi o Campeonato de BTT da Maia, organizado pelo grupo desportivo. “Os Maiatos” terminaram em segundo lugar nos escalões sénior e escolinhas e ainda em femininos.

Competição à parte, o sábado de BTT arranca mais cedo, assim que forem 9h15, com provas abertas a atletas não federados, com vista à promoção da modalidade. Podem correr atletas que se enquadrem nos escalões bambis (5/6 anos), benjamins (7/8), iniciados (9/10), infantis (11/12), juvenis (13/14) e cadetes (15/16), tendo a organização preparado circuitos pequeno e médio. Esta parte do programa foi pensada “para toda a gente ter a oportunidade de experimentar o BTT”, sublinha Paulo Ribeiro, admitindo pelos eventos já realizados que respondam ao desafio cerca de cem atletas.

[audio:10_Maio_BTT_mandim.mp3]

Para o mesmo fim-de-semana, mas no domingo, dia 29 de Maio, estava prevista a realização de um Passeio BTT. Acabou por ser adiado para o dia 19 de Junho, admitindo a organização que a dimensão da etapa regional de sábado conduzisse a um “insucesso” do passeio, ao mobilizar menos pessoas.

O presidente do Grupo Desportivo “Os Maiatos” admite que, “de prova para prova, já aparecem muitas mais pessoas” nas actividades por eles promovidas. Algumas que nem conheciam a modalidade ou que nunca a tinham experimentado. E através dessas experiências, os não federados “também ganham a adrenalina de, na brincadeira, estarem a competir”.

Também a pensar numa maior promoção da modalidade, a colectividade admite a criação de uma Escola de BTT, na Maia, pretendendo para esse efeito o apoio da Câmara Municipal da Maia e de outras entidades.

Marta Costa