Barca Radical na inauguração do parque desportivo da Decathlon

0
323

Barca foi radical durante três dias e a loja Decathlon já tem um parque desportivo. Durante o passado fim-de-semana, a Junta de Freguesia de Barca, em colaboração com a Câmara Municipal da Maia e a loja de desporto Decathlon, levaram a cabo a edição 2009 do Barca Radical, que decorreu sexta, sábado e domingo passados.

 

Com início dia 29 de Maio, as actividades ficaram-se pela Rua da Igreja e pela Junta de Freguesia de Barca. Pelas 9h30, houve actividades para os mais novos, que incluíram insufláveis, jogos de street basket e jogos de computador. O dia seguinte, sábado, foi marcado pela inauguração do parque desportivo da Decathlon.

Veja o vídeo:

 

O dia começou cedo, debaixo de muito calor, pelas 9h00. Para abrir as actividades deste novo espaço, a loja de desporto maiata recebeu o Torneio Escolinhas de Barca, com jogos de futebol entre várias equipas infantis da freguesia. Durante a manhã, houve ainda tempo para brincar nos insufláveis, provas de BTT e outras actividades físicas, como Jump e Pilates. A tarde do primeiro dia do parque desportivo da Decathlon começou com uma gincana de BTT. Pelas 15h00, mais jogos orientados para os mais pequenos, que puderam iniciar-se no ténis e no rugby. Às 16h00, foi tempo de passeio de BTT. Ainda sobre rodas, meia hora depois as actividades eram dominadas pelos patins em linha, carrinhos de rolamentos e trotinetes.

O responsável pela Decathlon da Maia, Paulo Costa, diz que este espaço já estava a ser pensado há algum tempo, desde que a loja abriu, no final de 2006. A obra já está concluída e pronta a receber eventos desportivos, como foi o caso do Barca Radical. O parque fica agora aberto aos clientes, "mas também ao público em geral", avança Paulo Costa. "É nossa vontade criar ligações com os cidadãos da Maia e já nos associamos a várias iniciativas de BTT, fitness, entre outras. Para Paulo Costa, o principal objectivo é "proporcionar às pessoas o prazer do desporto". O responsável pela Decathlon da Maia sublinha a "dupla valência" do novo parque desportivo: "Vamos receber os clientes da loja, mas não podemos esquecer os cidadãos da Maia".

Já fora do parque da Decathlon, o Barca Radical continuou no dia seguinte, domingo. O dia começou com uma prova de BTT inter-freguesias e torneios de ciclismo no Largo de Mandim. À tarde, o Barca Radical mudou-se para o Campo de Futebol do Desportivo de Barca, onde houve uma novidade, os Laser Games. Neste novo jogo, em tudo semelhante ao Paintball, uma luz laser substitui a tinta. No campo de jogos estava montada uma parede de escalada, e foi possível fazer slide e rappel. Para os mais ousados, houve ainda a oportunidade de experimentar as carreiras de tiro. Para terminar o dia "em altas", a organização promoveu um voo em balão de ar quente. A viagem pelos céus da Maia marcou o fim da edição 2009 do Barca Radical.