BTT arrancou no Aeródromo

0
110

O Aeródromo de Vilar de Luz, em Folgosa, foi o ponto de partida para a competição de BTT, no âmbito dos IX Jogos Inter-Freguesias do Concelho da Maia. Foi aqui que decorreu, ontem, a primeira jornada da modalidade, pelo quinto ano consecutivo integrada nos jogos.

A próxima jornada está marcada para 19 de Abril, tendo como palco o Lugar de Ferreiró, na freguesia de Santa Maria de Avioso.

 

Mas regressemos ao arranque. Com cerca de 240 participantes inscritos, o campeonato de BTT arrancou ontem com atletas dos escalões Bambis (5 anos), Iniciados, Juvenis, Cadetes e Juniores e ainda Seniores e Veteranos.

A organização em torno desta primeira jornada envolveu elementos da Câmara Municipal da Maia, sobretudo do pelouro do Desporto, mas também a Junta de Freguesia de Folgosa, Protecção Civil da Maia e respectivos voluntários e ainda elementos da recém-chegada à Maia Elos Vitais. Mas nem esse staff conseguiu impedir enganos no percurso. À chegada à meta dos primeiros – e mais pequenos – participantes, alguns pais que acompanharam os filhos queixavam-se de certos participantes terem feito um percurso distinto. PRIMEIRA MÃO sabe que entre um a dois participantes terá seguido por um caminho distinto, tendo em conta que ao momento da sua passagem pelo local não estava vedada o acesso por esse percurso. Aliás, o percurso que deveriam fazer os praticantes de BTT de outros escalões.

Promover a modalidade

Desde que o BTT chegou aos Jogos Inter-Freguesias que o número de praticantes da modalidade não pára de aumentar. Admitindo que a prova “está radicada” no concelho, o vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Nogueira dos Santos, sublinhou ainda as melhorias introduzidas, como o chip nos dorsais. Mas a ideia é dinamizar ainda mais a modalidade.

Ouça as declarações do vereador Nogueira dos Santos:

[audio:BTT_NOGUEIRA.mp3]

A promoção do BTT, e do ciclismo em geral, poderá passar pelas escolas, através do Desporto Escolar. Mas o  vereador do Desporto defende também a necessidade de criar no concelho uma “academia de formação” de ciclismo.

Próximas jornadas BTT

19 de Abril – Freguesia de Santa Maria de Avioso: Lugar de Ferreiró

10 de Maio – Freguesia de Milheirós: Monte Penedo

07 de Junho – Freguesia de Barca: Largo de Mandim

Marta Costa