Castelo da Maia Ginásio Clube imparável e Gueifães em bom momento

0
458

As equipas do Castelo da Maia Ginásio Clube estão imparáveis neste início de campeonato. Quer a formação masculina, quer a feminina, somam por vitórias todos os jogos efectuados e mostram estar a atravessar um óptimo momento de forma.
Na Divisão A1 de Seniores Masculinos, o Castelo é a única equipa que ainda não perdeu nenhum encontro. No passado fim-de-semana, os comandados de Rui Pedro Silva receberam os açorianos do Clube K e venceram, sem grandes dificuldades, por 3-0, com parciais de 25-15, 25-22 e 25-13.
Os castelenses, que já conquistaram a Supertaça esta época, estão na frente da classificação com 13 pontos conquistados, os mesmos do Sporting de Espinho, mas os actuais campeões nacionais já têm uma derrota.

Este fim-de-semana há dupla jornada na divisão máxima do voleibol português e o Castelo fica-se pelo Norte do país. Amanhã, às 16h00, os castelenses têm uma deslocação muito difícil ao pavilhão de um adversário directo e candidato ao título, o Vitória de Guimarães. No domingo, também às 16h00, os comandados de Rui Pedro Silva jogam em Vila do Conde frente ao Ginásio Vilacondense.

Na Divisão A2 de Seniores Femininos, o Castelo também soma e segue. Após uma difícil vitória por 3-2, em Lisboa, frente à Lusófona, as maiatas tiveram nova deslocação, desta feita a Paços de Ferreira para defrontar a Juventude Pacense, onde venceram novamente, desta vez por 3-1.
O Castelo da Maia ocupa o 4º lugar da tabela, com os mesmos cinco pontos da Juventude Pacense e a dois do Sporting de Espinho, mas as duas equipas têm mais um jogo que as maiatas, tal como o líder, Boavista, que tem nove pontos.
Este domingo as meninas do Castelo da Maia jogam pela primeira vez em casa para o campeonato esta época, uma vez que recebem a Académica de Coimbra a partir das 15h00.

Gueifães em bom momento

O Grupo Desportivo e Cultural de Gueifães está de regresso aos bons momentos. Na semana anterior as duas equipas seniores tiveram duplas jornadas de emoções diferentes, mas no passado fim-de-semana voltaram à normalidade e venceram os respectivos jogos.
Na Divisão A1 de Seniores Femininos, as meninas orientadas por João Vieira voltaram aos triunfos. Depois de acabarem a dupla jornada anterior a perder, as maiatas não deram hipóteses na recepção ao Belenenses. As meninas dos azuis do Restelo nunca conseguiram fazer frente às maiatas que acabaram por vencer por 3-0, com parciais desnivelados de 25-19, 25-15 e 25-13.

As comandadas de João Vieira somam agora nove pontos e repartem a liderança da A1 com Ginásio de Santo Tirso, Académico da Trofa e Ribeirense, mas estas últimas têm menos uma partida efectuada.
Este fim-de-semana as maiatas têm novo jogo no Municipal de Gueifães, mas não se avizinham facilidades, uma vez que o adversário é o Ginásio de Santo Tirso, que tem feito um bom início de temporada. A partida está marcada para as 16h00 de domingo.

Por seu lado, a equipa masculina também não facilitou no passado fim-de-semana. Os comandados de José Seco receberam o clube de Voleibol de Lisboa e venceram por 3-1. Os lisboetas até entraram melhor, vencendo o primeiro set por 20-25 e equilibrando o segundo, que sorriu já aos maiatos por 26-24. A partir daqui, os homens da casa passaram a dominar e arrumaram com o jogo vencendo os set’s seguintes por 25-13 e 25-17.
O Gueifães ocupa agora a segunda posição da Divisão A2 de Seniores Masculinos, com 13 pontos conquistados, menos um que o líder isolado, Académica de S. Mamede.
Os maiatos entram novamente em campo já amanhã, a partir das 17h00, altura em que se deslocam às Caldas da Rainha para defrontar o Sporting Clube das Caldas.

Nas camadas jovens, o Gueifães também se pode mostrar satisfeito com os resultados obtidos. No sábado as Infantis Femininas começaram bem a fase de apuramento do Campeonato Regional, ao vencerem fora o Colégio do Rosário por 3-0. Já os iniciados masculinos, a jogar em casa frente à Juventude Pacense, estiveram a vencer por 1-0 e por 2-1, mas conseguiram levar o jogo à negra. Aí os Pacenses foram mais consistentes e venceram por 3-2.
Já no domingo, os Infantis masculinos perderam 3-0 em casa frente à equipa da Académica de S. Mamede. Na Póvoa de Varzim jogaram as Juvenis Femininas e os Juniores Masculinos, onde ambos venceram por 3-0. Igual resultado alcançaram as Juniores Femininas na visita à Tocha.

André Cordeiro