CN Maia conquista 13 títulos e uma medalha de prata

0
191

O Clube de Natação da Maia participou, nos dias 22 e 23 de Maio, nos Campeonatos Nacionais de Verão de Natação Adaptada, organizados pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, nas Piscinas Municipais de Elvas.
Neste evento estiveram seis nadadores do maiatos (Ana Castro, Débora Santos, André Guimarães, Pedro Leal, Pedro Ribeiro e Telmo Dias), sendo uma estreia em competições nacionais para os nadadores Débora Santos e Pedro Ribeiro.

Os resultados obtidos superaram as expectativas, pois o Clube de Natação da Maia se sagrou Vice-Campeão Nacional de Verão em masculinos, com a participação de 4 nadadores, sendo superado apenas pelo Sporting Clube de Portugal.

A nível de classificação individual, os resultados foram, igualmente, brilhantes, com a conquista de 13 títulos nacionais (Ana Castro – 200m costas e 200m livres; André Guimarães – 100m bruços, 100m livres, 50m livres e 50m costas; Pedro Ribeiro – 200m livres e 50m mariposa; Pedro Leal – 100m costas 50m costas e 100m livres, Telmo Dias – 100m costas e a estafeta de 4x50m livres), 6 lugares de vice-campeão (Ana Castro – 100m livres e 100m costas; Pedro Ribeiro – 50m livres e 100m livres e Telmo Dias – 100m livres e 200m livres) e um 3º lugar (Débora Santos – 50m costas).
Os nadadores do Clube de Natação da Maia alcançaram, assim, vários recordes Nacionais dos seus escalões, recordes da Europa de Síndrome de Down, a divulgar quando forem devidamente homologados.

Entretanto, o nadador Telmo Dias viu serem-lhe atribuídos mais 2 recordes da Europa em piscina longa, nas provas de 100m costas (1.44.63) e 100m mariposa (1.57.20), pela sua participação nos Campeonatos Nacionais Universitários.
O nadador Luís Neto foi convocado para representar Portugal no 31º Grande Prémio Internacional Cidade de Barcelona, nos dias 9 e 10 de Junho, na capital catalã.
No passado fim-de-semana, na Piscina do Vitória Sport Clube – Guimarães, realizou-se o torneio de fundo para os nadadores do escalão de cadetes, organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal.

O Clube de Natação da Maia fez-se representar por 10 nadadores, sendo 7 cadetes A (Carolina Moreira, Mariana Oliveira, Rita Simões, Duarte Bandeira, Filipe Silva, Hugo Azevedo e Nuno Pereira) e 3 cadetes B (Daniel Cruz, Pedro Pereira e Tomás Rodrigues).
De realçar o 8º lugar obtido por Daniel Cruz na prova de 400 metros livres e o 9º lugar obtido por Mariana Oliveira na prova de 800 metros livres.

Também no passado fim-de-semana, decorreu o III Meeting Internacional Cidade de Coimbra, organizado no Complexo Olímpico de Piscinas de Coimbra pela Associação Académica de Coimbra.
O Clube de Natação da Maia participou com seis atletas e alcançou cinco finais, destacando o 2º lugar nos 50 Bruços para Luís Neto com 29.35, perdendo apenas para o israelita Imri Ganiel.
No próximo fim-de-semana o CNMaia participa com Luís Neto, João Queijo, Rui Oliveira, Joana Maia e Carolina Silva, no Meeting Internacional do Porto, que se realiza durante todo o fim-de-semana na piscina municipal de Campanhã.

André Cordeiro