Começaram os treinos no maior evento de ginástica acrobática do mundo

0
279
cavalo em ginástica
- Publicidade -

A maior competição de ginástica acrobática do mundo está de volta à cidade da Maia e não pára de bater recordes. No ano em que comemora a sua 12.ª edição, o MAIA INTERNATIONAL ACRO CUP (MIAC) engloba mais de 1200 participantes – dos quais mais de mil ginastas, além de treinadores, delegados e juízes envolvidos – e pela primeira vez terá atletas em todas as categorias possíveis de competição.

O evento, que se realiza entre os próximos dias 1 e 4 de março (os treinos começaram esta manhã de quarta-feira, dia 28) no Complexo de Ginástica da Maia, volta a acolher também, em simultâneo, e já pelo sétimo ano consecutivo, uma etapa da Taça do Mundo de Ginástica Acrobática: a VII MAIA ACRO FIG WORLD CUP, organizada pelo Acro Clube da Maia e pela Federação de Ginástica de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal da Maia. Trata-se, por isso, do maior torneio gímnico jamais realizado em Portugal e da maior prova de Ginástica Acrobática alguma vez realizada a nível mundial.

Em conjunto, estas duas competições acolhem 66 delegações oriundas de 19 países representativos dos cinco continentes. Com alguns campeões da Europa e do Mundo presentes na Maia, em ano de Campeonato Mundial, destaque para a maior delegação de sempre da Grã-Bretanha, para equipas bastante numerosas do Canadá e da Austrália, bem como para a estreia internacional de uma delegação de Cabo Verde.

No que toca exclusivamente à competição da Taça do Mundo, esta será a maior de sempre realizada no nosso país, com a presença de 34 pares/grupos. Portugal apresenta-se no evento com uma equipa completa: par feminino, par misto, trio feminino e quadra masculina. Destes, a quadra masculina pertence ao Acro Clube da Maia.

Lourenço França, diretor-técnico do Acro Clube da Maia, salienta o facto de o MIAC ter sido mais uma vez obrigado a recusar inscrições, devido ao grande número de pedidos: “Em ano de Campeonato do Mundo tivemos muitos pedidos e era impossível acolher toda a gente. Vamos ter aqui na Maia alguns dos melhores ginastas de acrobática do mundo. A Grã-Bretanha, por exemplo, traz a sua maior delegação de sempre e a maior do torneio. Além disso vamos ter competição em todas as 30 categorias possíveis, o que nos deixa bastante entusiasmados. São excelentes notícias para a modalidade.”

Amanhã, dia 1 de março, haverá, pelas 10h00, um a visita turística em paralelo com os treinos. Na sexta-feira, dia 2, há aquecimentos estando a sessão oficial de abertura, agendada para as 17h00. No sábado e no domingo prosseguem as provas. Às 18h45 de domingo realiza-se a cerimónia de entrega de prémios, a que se segue um jantar/festa de despedida.

- Publicidade -