Correr para combater a depressão é o convite para 30 de abril

0
425
- Publicidade -

De acordo com o último estudo do Instituto Ricardo Jorge acerca da Depressão, um em cada quatro portugueses, sofre de estados depressivos com relevância clínica. É um problema de saúde grave e difícil de diagnosticar.

No próximo dia 30 de abril, sábado, no Estádio Municipal da Maia, realiza-se uma ação inédita, que alia a atividade física à sensibilização para a saúde. Trata-se da iniciativa Run to Stop Depression, o mesmo é dizer Correr para Prevenir a Depressão.

Serão 12 horas de corrida ou caminhada entre as 00h00 e as 12h00. O propósito é ter sempre alguém em pista, nestas 12 horas, mas cada um corre ao seu ritmo e o tempo que puder.

A organização é do Projeto Stop Depression, liderado pelo investigador João Salgado, do ISMAI, sendo que o programa está a ser implementado no Agrupamento de Centros de Saúde do Porto Ocidental.

João Salgado explica que os investigadores do Projeto trabalham na criação de meios inovadores e no treino de profissionais de Saúde para tratar mais e melhor pessoas com depressão. Este projeto tem como principais objetivos detetar mais precocemente a depressão e criar mais formas de acesso a tratamento à população, inclusivamente tratamentos não-farmacológicos e terapia assistida por computador. Procura-se também contribuir para uma melhor gestão de casos em risco de suicídio.
A corrida pretende para sensibilizar a população para estar alerta aos primeiros sinais: mudança de humor (para humor negativo) ou perda de interesse pelos passatempos que costumavam dar prazer, durante um período de tempo superior a duas semanas. A depressão pode estar à porta…

As inscrições podem ser feitas no site do evento até 27 de abril. Quem se inscrever após esta data poderá participar, mas sem contar para a classificação.

- Publicidade -