Derby maiato em Águas Santas

0
127

O Grupo Desportivo (GD) de Águas Santas recebe, hoje, o Inter de Milheirós Futebol Clube (FC), na 28ª jornada do campeonato da Série 1 da 2ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

É mais um derby maiato na temporada 2008/2009 do futebol distrital. E o terceiro embate da época entre as duas equipas, uma vez que o Inter jogou em Águas Santas, para o Torneio Quadrangular da Maia, neste caso, com vitória para a equipa da casa.

No campeonato distrital, decorridas 27 jornadas, o plantel ainda orientado pelo adjunto Paulo Silva não consegue sair dos últimos lugares da tabela. Continua no 13º posto, depois da pesada derrota por 4-1, no último fim-de-semana, no reduto do Ramaldense. Já o Inter de Milheirós impôs uma pesada derrota, por 5-1, na recepção de domingo ao S. Romão. Com os mesmos 25 jogos que o GD Águas Santas, a equipa treinada por Joaquim Canário ocupa o 8º lugar da tabela, com 30 pontos, mais 23 que os anfitriões deste domingo.

O adjunto do GD Águas Santas, Paulo Silva, recorda que o Inter de Milheirós já passou por momentos difíceis e recuperou. Além disso, o pensamento da equipa da casa já está na próxima época.

Ouça as declarações de Paulo Silva:

[audio:PROXIMA_EPOCA.mp3]

Se olharmos ao número de vitórias conquistadas pelas duas equipas maiatas que medem forças no Complexo Desportivo de Águas Santas, o número não é muito distinto. A equipa da casa triunfou em cinco partidas e o Inter em apenas mais um jogo. Mas é nos empates e nas derrotas que mais diferenças se encontram no percurso das duas equipas na actual temporada. Ao passo que o Águas Santas empatou apenas duas partidas mas perdeu 18, o Milheirós soma um total de 12 empates e apenas sete derrotas.

Uma das derrotas impostas pelo conjunto de Joaquim Canário foi exactamente contra o GD Águas Santas, no jogo da primeira volta, em casa. A 21 de Dezembro, em partida a contar para a 13ª jornada, o Inter de Milheirós venceu o Águas Santas, ainda que pela margem mínima de 1-0. Mas o suficiente para a conquista dos três pontos.

Marta Costa