Distritais: A primeira vez do Águas Santas

0
213

A jornada deste fim-de-semana nos campeonatos da AF Porto fica marcada pela primeira vitória do Águas Santas em 2010/2011 e logo num derby maiato. Mais acima, o Pedras Rubras voltou a desperdiçar uma oportunidade para se aproximar do Infesta.
Na Divisão de Honra, o Nogueirense venceu enquanto Pedras Rubras e Pedrouços empataram. Na recepção ao 3º classificado Grijó, a turma do aeroporto perdeu uma boa oportunidade para aproveitar o empate do líder Infesta no terreno do Barrosas.

O Pedras até começou bem o jogo e aos 9 minutos Biscoito abriu o marcador na transformação de uma grande penalidade. O resultado manteve-se inalterado até 10 minutos do fim, altura em que Postiga deu o empate final aos gaienses.

Já o Nogueirense aproveitou para se aproximar dos lugares cimeiros. A jogar em casa frente ao Lixa, os comandados de Fernando Gomes até estiveram em vantagem numérica desde os 47 minutos, mas só mesmo perto do final o recém-entrado João Pedro fez o único tento do encontro.
O Pedrouços não foi além de um empate na deslocação ao campo do Arcozelo. Orlando ainda pôs os homens de Edgar em vantagem aos 25 minutos, mas um quarto de hora depois David repôs a igualdade para os gaienses, estabelecendo o resultado final.

Na classificação, o Infesta continua a liderar com 38 pontos, seguido do Pedras Rubras com 31 e do Grijó com 28. No 4º lugar aparece o Nogueirense com 24 pontos, enquanto o Pedrouços desceu ao 12º lugar com 16 pontos, os mesmos do Salgueiros 08 (11º).
Na tarde deste domingo joga-se a 15ª jornada, última antes da paragem de três semanas devido ao período festivo. O Pedras Rubras visita o terreno do Avintes, o Nogueirense vai até ao campo do Académica de Felgueiras e 0o Pedrouços recebe o Barrosas.

Águas Santas em recuperação

Nas divisões mais abaixo, só Folgosa e Águas Santas venceram, e os aquissantenses estão a recuperar com quatro jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota.
Na Série 1 da 1ª Divisão não houve vitórias. Maia Lidador e Castelo da Maia empataram ambos a um golo. Os homens do cavaleiro receberam o S. Félix da Marinha no Estádio Prof. Dr. Vieira de Carvalho. O jogo até começou mal com Tiago Rocha aos 21 minutos a pôr os visitantes em vantagem na conversão de um penalti do qual resultou a expulsão de Paulo Jorge. Em desvantagem numérica, só a cinco minutos do fim Bruninho estabeleceu o empate para os homens de Hugo Reis.

Já o Castelo deslocou-se ao terreno do Labruge e o marcador só funcionou na segunda metade. Tonel abriu as hostilidades para os castelenses aos 47 minutos e Kennedy restabeleceu o empate aos 82.
Na série 2, o Folgosa somou mais um triunfo. Os comandados de Santos Cardoso deslocaram-se ao terreno do Gens e venceu por 3-1. Maciel (2 e 76) e Sineiro (81) fizeram os golos dos maiatos enquanto Santos (10) apontou o tento dos da casa.

Encerrada a primeira volta, na classificação da Série 1, liderada pelo Canidelo com 41 pontos, o Maia Lidador é agora 7º com 28 pontos e Castelo da Maia subiu ao 10º posto com 19. Na Série 2 o Folgosa manteve o 5º lugar com 29 pontos, a oito do líder Dragões Sandinenses.
Este domingo à tarde realiza-se a 18ª jornada na 1ª Divisão. O Maia Lidador joga novamente em casa frente ao Serzedo, o Castelo vai até à Trofa defrontar o Bougadense e o Folgosa visita ao terreno Alfenense.
Na 2ª Divisão Série 1, o destaque vai para o Águas Santas. Após 12 derrotas, os comandados de Jorge Mendes já vão no quarto jogo consecutivo sem perder e no passado fim-de-semana até venceram pela primeira vez esta época, deixando a lanterna vermelha do campeonato. No duelo maiato em casa do Gondim, os aquissantenses venceram por 2-1. Já o Inter de Milheirós recebeu o Sporting da Cruz e perdeu por 2-0.

A classificação continua a ser liderada pelo Sporting da Cruz, com 39 pontos. O Gondim é agora 7º com 28 pontos, o Inter mantém o 9º posto com 23 e o Águas Santas é agora penúltimo, com seis pontos.
Na 18ª jornada, que terá lugar na tarde deste domingo, o Gondim visita o FC Pedroso, o Inter Milheirós vai até ao terreno do Vilar do Pinheiros e o Águas Santas recebe o Vitrine.

André Cordeiro