Distritais: Ano encerra com jornada de triplas emoções

0
160

Pedras Rubras, Gondim e Águas Santas. Estes são os nomes das equipas maiatas vencedoras na última jornada de 2010. Um ronda da AF Porto onde voltou a haver resultados tripartidos de igual forma: três vitórias, três empates e três derrotas.
Na Divisão de Honra, os resultados da 15º jornada confirmam o início de época que as três equipas estão a fazer.

O Perdas Rubras arrancou um triunfo difícil no terreno do Avintes. Com muitas queixas por parte da equipa da casa sobre a arbitragem, os homens do aeroporto venceram por 1-3. Hugo ainda inaugurou o marcador para o Avintes, logo aos 12 minutos. À meia-hora de jogo, Biscoito empatou de grande penalidade para o Pedras. Na segunda parte, os comandados de Caneco foram bem mais eficazes, principalmente depois dos gaienses ficarem reduzidos a 10, chegando ao golo por Ricardinho (65) e Alex (90+3).

O Nogueirense teve uma partida com partes bem distintas, Na deslocação ao campo do Académico de Felgueiras, os homens de Fernando Santos viram os caseiros dominar no primeiro tempo, e chegar ao golo por Tiago. A segunda metade foi dos maiatos, que conseguiram chegar ao empate nos últimos instantes através de um penalti convertido por Raimundo.
O Pedrouços também não além de uma igualdade a 1 golo. Na recepção ao Barrosas, os maiatos até marcaram primeiro, por Sampaio, mas Roberto, entrado já no segundo tempo, acabou por repor a igualdade com que terminou o encontro.

O Pedras Rubras termina o ano como tem estado sempre nesta fase início da época, em perseguição ao líder invicto Infesta. Os matosinhenses têm 41 pontos, contra 34 dos maiatos. O Nogueirense é 4º com 25 pontos, e o Pedrouços é 11º com 17.
O futebol regressa na tarde de 9 de Janeiro do próximo ano. Na 16ª jornada o Pedras Rubras tem um encontro muito importante um vez que recebe o líder Infesta. O Nogueirense desloca-se ao terreno Vilarinho e o Pedrouços visita o Custóias.

Águas Santas soma quinto jogo sem perder

Nas divisões mais abaixo o destaque vai para o Águas Santas que continua em recuperação. De resto, só o Gondim venceu, o Milheirós empatou e o resto são derrotas.
Na Série 1 da 1ª divisão, Maia Lidador e Castelo da Maia acabaram derrotados. Os homens do cavaleiro até tiveram um jogo polémico. Na recepção ao Serzedo, os comandados de Hugo Reis até estiveram a vencer por 3-1, mas acabaram por perder por 4-5, com o golo da vitória dos visitantes a ser muito contestado e a provocar desacatos entre jogadores dos dois conjuntos, que resultaram em quatro expulsões.

Menos atribulado foi o jogo do Castelo. Na visita ao Bougadense, os homens de Pedro Vieira não conseguiram dominar os trofenses e saíram derrotados por 1-0.
Na Série 2 igual sorte para o Folgosa. Os comandados de Santos Cardoso visitaram o Alfenense e perderam por 1-0, com um golo de Décio ainda no primeiro tempo.
Na classificação da Série 1, liderada pelo Canidelo com 44 pontos, o Maia Lidador termina o ano no 8º posto, com 28 pontos, e o Castelo desceu ao 11º lugar com 19 pontos. Já na Série 2, onde os Dragões Sandinenses lideram com 40 pontos, o Folgosa chega a 2011 no 8º posto com 28 pontos.

O primeiro jogo do ano está marcado para 9 de Janeiro com a 19ª jornada, onde o
Maia Lidador visita o Senhora da Hora, o Castelo da Maia recebe o Valadares e o Folgosa joga em casa frente ao Baião.
Na Série 1 da 2ª Divisão o Águas Santas segue em recuperação. Na recepção ao Vitrine, os aquissantenses, agora comandados por Jorge Mendes, venceram por 2-1, somando o segundo triunfo consecutivo e o quinto jogo sem perder, isto depois de 12 derrotas seguidas desde o início da temporada.

O Gondim também venceu. Na visita ao terreno do FC Pedroso, o conjunto de Neca Espanhol venceu por 2-3. Pior esteve o Inter Milheirós que foi até casa do Vilar do Pinheiro empatar a uma bola.
Com estes resultados, o Gondim termina o ano em 7º com 31 pontos, o Inter é 9º com 24 e o Águas Santas é penúltimo com nove pontos. O líder é o Sporting da Cruz, com 42 pontos.
Na 2ª Divisão, o ano começa mais cedo, logo na tarde de 2 de Janeiro com a 19ª jornada. Nesta ronda, o Gondim está de folga, o Inter Milheirós recebe o Vila FC e o Águas Santas visita o terreno do Cerco do Porto.

André Cordeiro