Distritais: Um Caneco vencedor

0
89

Após mais uma jornada das Divisões Distritais da AF Porto o destaque vai direitinho para o Pedras Rubras. A equipa do aeroporto ainda não perdeu desde que Caneco assumiu o comando técnico e ascendeu ao segundo lugar esta semana. Nogueirense, Castelo, Gondim e Águas Santas perderam e o Maia Lidador regressou à competição com uma goleada.

Na Divisão de Honra, o Pedras Rubras teve um fim-de-semana em cheio. Os homens do aeroporto receberam e venceram o Lixa por 2-1. Guedes e Alex deram uma vantagem aos maiatos que só foi reduzida perto do apito final por Bessa. Mas as boas notícias vieram de casa do Alpendorada, onde o Valonguense foi vencer por 0-1 e retirar a liderança aos marcoenses.

O Nogueirense também foi derrotado, também em casa e também por 0-1. Batatinha fez o golo da vitória do Arcozelo já na recta final do encontro.

Com estes resultados, o Pedras sobe ao segundo lugar com os mesmos 54 pontos do terceiro, Alpendorada, e menos um que o líder Sousense. Adivinha-se uma luta a três até ao fim. O Nogueirense caiu de novo para a quinta posição com 42 pontos.

Na vigésima sétima jornada, que terá lugar Domingo à tarde, ambas as formações maiatas jogam fora. Os comandados de Caneco deslocam-se ao campo do Arcozelo, enquanto o Nogueirense visita o terreno do Valonguense.

Na 1ª Divisão Série 1, o Castelo da Maia perdeu frente ao novo líder. Os comandados de Alexandre Coutinho deslocaram-se até ao campo do Custóias e foram derrotados por 2-0. Apesar do grande domínio dos matosinhenses desde o apito inicial, só na segunda parte chegaram à vantagem por intermédio de Félix. O golo da tranquilidade do Custóias só chegou no oitavo (!) e último minuto de compensação por Tó.

O Castelo caiu assim para o sétimo posto da tabela, com 36 pontos, já a 21 do líder Custóias e a 20 do segundo classificado Salgueiros 08. No domingo realiza-se a trigésima jornada com os maiatos a receberem o Salgueiros 08 no Parque de Jogos Dr. Costa Lima.

Na Série 2 desta 1ª Divisão, o Folgosa não conseguiu vencer. Os comandados de Santos Cardoso deslocaram-se até Marco de Canaveses para defrontar o décimo terceiro classificado Várzea do Douro e saíram de lá com um empate sem golos numa partida em que o equilíbrio foi a nota dominante.

Na classificação, também os folgosenses caíram para o sétimo lugar, com 47 pontos, menos 16 que o líder Nun’Álvares, que recuperou a liderança nesta ronda, e menos 15 que o segundo Baião.

Este domingo à tarde os comandados de Santos Cardoso regressam ao Municipal de Folgosa para defrontar o último classificado, Aliança da Gandra, numa partida a contar para a trigésima jornada.

Na 2ª Divisão Série 1 o Inter de Milheirós foi a única equipa maiata que não jogou, uma vez que estava de folga nesta vigésima oitava jornada. De resto, houve resultados para todos os gostos.

O Maia Lidador regressou após folga e goleou o Pasteleira, por 4-0, no Municipal Dr. Vieira de Carvalho. Já o Gondim foi até ao Estádio Dr. Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia, defrontar o FC Pedroso e perdeu por duas bolas a zero. Por fim, o Águas Santas. Os aquisantenses até estão a fazer uma segunda volta agradável, mas esta tendência foi invertida no domingo. Frente ao candidato à subida, Foz, os aquissantenses perderam por 2-3, numa partida em que houve muita polémica e distúrbios no final do encontro.

Na classificação, o Labruge lidera com 55 pontos, seguido do Foz com 53 e menos dois jogos, e do Maia Lidador com 53 e menos um jogo. O Inter de Milheirós surge na quinta posição com 48 pontos e o Gondim é sexto com 42. Já o Águas Santas manteve a décima primeira posição com 22 pontos.

Este domingo há a vigésima oitava jornada, com o Maia Lidador a visitar o terreno do líder Labruge, o Inter de Milheirós vai até ao campo do Pasteleira e o Gondim recebe o Atlético do Vilar. O Águas Santas folga.

André Cordeiro