Distritais: Um derby teve vencedor, o outro não

0
168

Num fim-de-semana em que houve dois derbies entre equipas maiatas nas Divisões Distritais da Associação de Futebol do Porto, o Maia Lidador venceu o Gondim, Pedras Rubras e Nogueirense empataram sem golos. De resto, apenas o Castelo pontuou.

Na Divisão de Honra havia um derby maiato. Pedras Rubras e Nogueirense defrontavam-se em casa dos de Nogueira da Maia para a décima quinta jornada da prova. Em disputa, além de ser um duelo maiato, estava o quarto lugar. O jogo foi sempre muito disputado, sem nenhuma das equipas se conseguir superiorizar ao adversário, e isso teve reflexo no empate sem golos com que terminou a partida. O maior destaque vai mesmo para as expulsões de dois jogadores da equipa do aeroporto, Magalhães e Marinho, já mesmo em cima do apito final.

Com este nulo, as duas equipas mantêm as posições na tabela classificativa. O Pedras Rubras é quarto, com 25 pontos, e o Nogueirense é quinto, com 23. Na liderança continua o UD Sousense, com 34 pontos, que foi empatar a dois golos a casa do Valonguense.

Na décima sexta jornada, que se realiza no próximo domingo, os comandados de Caneco vão até casa do Barrosas. Já o Nogueirense vai ao Complexo Desportivo da mesquita defrontar o Avintes.

Um empate foi também o que se verificou no Parque de Jogos Dr. Costa Lima, na décima sétima jornada, e última da primeira volta, da 1ª Divisão Série 1. O Castelo da Maia recebeu o Gulpilhares e não foi além de uma igualdade a uma bola. Os maiatos marcaram cedo, logo aos 16 minutos por intermédio de João Alves, e a tarde até parecia estar a correr de feição aos castelenses quando o médio visitante Viana foi expulso já em cima do intervalo. No entanto, na segunda parte, os comandados de Alexandre Coutinho não conseguiram segurar a vantagem e sofreram a igualdade aos 81 minutos, com um golo de Jordi.

O Castelo está agora no oitavo lugar, com os mesmos 21 pontos do Perosinho, que é nono. Na liderança está agora o Salgueiros 08, que venceu em casa o Desportivo Portugal, por 3-1, e beneficiou da derrota do Lavrense, por 1-0, no terreno do Bougadense.

Os maiatos iniciam a segunda volta com uma recepção ao Senhora da Hora no Parque de Jogos Dr. Costa Lima, numa partida que terá lugar a 3 de Janeiro, após a pausa para o período festivo.

Na 1ª Divisão Série 2, o Folgosa quebrou um ciclo de cinco vitórias consecutivas. Na deslocação a Gondomar para defrontar o Gens, os maiatos foram derrotados por 3-1. O Folgosa ainda se pôs em vantagem no marcador, com um golo de Leão aos 20 minutos, mas os gondomarenses deram a volta ainda antes do intervalo com golos de Vítor e Luís Filipe, este de grande penalidade. Vitinha, aos 85, fechou o marcador para os da casa.

Os comandados de Santos Cardoso caíram para o sexto posto, com os mesmos 30 pontos dos Leões de Seroa. Na frente continua o Nun’Álvares com 39 pontos.

Na décima oitava jornada, também a primeira da segunda volta, os maiatos voltam a jogar fora, no Centro de Estágio FC Porto, para defrontar o Crestuma, no dia 3 de Janeiro.

Na 2ª Divisão Série 1 também houve derby concelhio. O Maia Lidador recebeu o Gondim no Estádio Prof. Dr. Vieira de Carvalho e venceu, por 3-1, quebrando o ciclo de vitórias dos gondinenses e aproximando-se da liderança. O Inter de Milheirós é que não esteve muito bem. Na recepção ao Vilar do Pinheiro, os maiatos foram derrotados por 1-2. O Águas Santas também não foi muito feliz na visita ao Vila Chã, onde perderam por 3-1.

A tabela classificativa continua a ser liderada pelo Gondim, que tem 30 pontos, mas agora já com o Maia Lidador a apenas um ponto. O Inter de Milheirós caiu para sétimo com 24 pontos, e o Águas Santas está em décimo terceiro com 9 pontos.

Na décima sexta jornada, que se realiza a 3 de Janeiro, o Gondim recebe o Inter de Milheirós para outro derby concelhio, o Maia Lidador vai ao terreno do Ramaldense e o Águas Santas recebe Os Lusitanos.

André Cordeiro