Estádio Darts no Torneio WDF

0
115

A única equipa maiata em prova no campeonato de setas da Associação de Setas do Porto (ASP), o Estádio Darts, terminou o campeonato da primeira divisão em oitavo lugar.

O outro conjunto que estava a competir, o Centro Desportivo e Cultural (CDC) de Vilar, foi eliminado da segunda divisão do mesmo campeonato no início de Fevereiro, por altura da 16ª jornada do campeonato regional, “após ter atingido a terceira falta de comparência”.  O CDC de Vilar ainda anunciou o recurso, mas sem sucesso, terminando mais cedo a época ganha pelos Arrebola Setas.

Voltando à primeira divisão da ASP, os 12 atletas do Estádio Darts disputaram as 30 jornadas, terminando a época em sétimo lugar, com 56 pontos. Mas desceram ao oitavo posto no conjunto das duas divisões do campeonato regional, sendo lideres da prova os atletas do Bar Bombeiros, com um total de 90 pontos. Nas 30 partidas disputadas, os maiatos venceram 13 e saíram derrotados em 17. E com alguns dos seus atletas em destaque, a vários níveis. Filipe Santos foi o jogador mais pontuado e Paulo Martins o responsável pelo segundo melhor fecho masculino.

Agora, o Estádio Darts está a competir no Grupo 1 do Torneio WDF (World Darts Federation) 2009, promovido pela Associação de Setas do Porto (ASP). Mas apenas no sexto lugar entre sete equipas, com cinco pontos, quando estão decorridas três jornadas da competição.

Os maiatos estrearam-se no Torneio WDF com uma derrota caseira por 4-12, frente ao Bar Bombeiros, terminando essa primeira jornada no quinto lugar da tabela, liderada pela equipa Pedros Bar 1, que tem conseguido manter o posto, somando já nove pontos. O Estádio Darts também manteve a posição, mesmo vencendo o Café Latina na ronda seguinte.

O sabor da derrota voltou a ser sentido pelos maiatos na terceira jornada do Torneio WFD. E novamente em casa. Desta vez, foram os ainda lideres da tabela que triunfaram sobre o Estádio Darts e com um resultado que não deixa margem para dúvidas: 4-11. Resta apenas digerir essa derrota, tendo mais tempo para o fazer já que a equipa folga na quarta jornada da competição.

O que é o WDF?

O WDF – World Darts Federation é um torneio de equipas com uma formato semelhante ao da Taça de Portugal de Setas e ao das provas internacionais por equipas. Está a decorrer desde o dia 18 de Junho até 24 de Outubro, parando apenas no mês de Agosto.

As equipas em prova jogam em dois grupos distintos e a duas voltas. Em cada grupo são apuradas quatro, que vão depois disputar a fase final (ao nível da Associação de Setas do Porto, marcada para 17 de Outubro. Nessa final regional apuram-se as três equipas que seguem para as finais nacionais do Cartaxo, a 24 de Outubro, tendo pela frente as equipas apuradas nas competições das restantes associações de setas do país.

O prémio para a equipa vencedora é o pagamento da inscrição e da estadia durante um torneio do circuito internacional da WDF, que terá como palco Benidorm.

Marta Costa