Fechar o ano dentro dos objectivos

0
217

As equipas maiatas que militam nas divisões de andebol masculino terminaram o ano de 2010 com os objectivos intactos. O Águas Santas perdeu mas mantém-se na luta pela fase final. A Académica da Maia-ISMAI está perto de lá chegar e o Santana continua a fazer um campeonato tranquilo.
Na 16ª jornada da 1ª divisão, o Águas Santas foi derrotado em casa do Sporting por 21-20. O jogo foi sempre muito equilibrado, com as defesas a superiorizarem-se quase sempre aos ataques, e o resultado a manter-se em aberto até final.

Os comandados de Jorge Borges tiveram uma boa entrada e ao intervalo venciam por 9-10, mas ainda assim os leões conseguiram virar o marcador e chegar aos últimos cinco minutos a vencer. Aqui valeu o guardião verde-e-branco Ricardo Correia, com duas defesas, e também a barra, que devolveu um livre de 7 metros de Eduardo Salgado no último lance da partida, para manter o resultado inalterado.
Contudo, esta derrota não altera muito nos objectivos do Águas Santas, uma vez que mantém o 6º posto da classificação, último que garante o acesso à Fase Final, com 36 pontos. Na frente continua o FC Porto, com 44 pontos.

O campeonato vai agora sofrer uma paragem prolongada até 12 de Fevereiro, altura em que o Águas Santas visita o FC Porto.
Entretanto disputa-se a Supertaça, em Portimão, onde os aquissantenses integram o Grupo B juntamente com ABC e Madeira SAD. No Grupo A estão FC Porto, Benfica e Sporting. A primeira jornada deste troféu joga-se a 19 de Janeiro com o Águas Santas a defrontar o Madeira SAD.
Na Zona Norte da 2ª Divisão não houve surpresas uma vez que tanto a Académica da Maia-ISMAI como o Santana venceram.

Os comandados de Paulo Sá e Mário Santos visitaram o Ginásio de Santo Tiros e saíram com uma vitória por 30-32, num jogo nem que os tirsenses provocaram algumas dificuldades.
Já o Santana teve mais dificuldades para vencer. Os homens de Francisco Monteiro receberam o S. Paio de Oleiros e conseguiram arrancar uma vitória sofrido por 29-28.
Com estes resultados na 13ª jornada, a Académica recupera a liderança isolada com 36 pontos, mais dois que o Fafe. O Santana mantém o 5º lugar, agora com 26 pontos.

A 2ª Divisão tem agora uma pausa para o período festivo e só regressa a 8 de Janeiro para a 14ª ronda. Nessa altura, a Académica da Maia-ISMAI recebe o Alavarium no Municipal da Maia a partir das 17h30. O Santana joga às 21h30 no pavilhão do Modicus.

André Cordeiro