Grande Porto com três eventos de orientação

0
12

O próximo evento da Orientação no Grande Porto será na sétima edição do Troféu de Orientação do Porto, a 30 de Abril, sábado. A competição desenvolvida pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos será realizada no Parque da Cidade e receberá a 3.ª etapa do circuito de Orientação de Precisão.

Este desporto consiste em descobrir o melhor itinerário em terreno desconhecido no menor espaço de tempo possível, usando mapas, bússolas e a uma avaliação cuidada como recursos.

O Parque da Cidade ainda acolherá a 4.ª etapa do Campeonato Regional Norte do Desporto Escolar.

As próximas provas serão realizadas a 1 de Maio com o Justlog Park Race no Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, e a 7 de Maio com o Troféu de Orientação Sálvio Nora no Parque do Carriçal, na Senhora da Hora.

Orientação de precisão

A orientação de precisão é uma variante desta actividade direccionada para pessoas em cadeiras de rodas, com deficiências motoras e a competição que ainda está a dar os primeiros passos em Portugal tem o nome “Todos diferentes, todos iguais.”

O director da prova, Fernando Costa, garantiu que o GD4Caminhos sente a necessidade “todos os eventos que fazemos devemos ter sempre um percurso adaptado para o desporto adaptado a deficientes motores porque é forma de conseguirmos desenvolver esta vertente da orientação.”

A Federação Portuguesa de Orientação deseja em 2012 ter um ranking na Taça de Portugal dedicado à orientação de precisão, confirmou Fernando Costa.