Águas Santas em baixa, ISMAI e o Santana em alta

0
120

As equipas de andebol masculino maiatas tiveram mais um bom fim-de-semana. Tirando o Águas Santas, que teve uma deslocação extremamente complicada, a Académica da Maia/ISMAI e o Santana consolidaram as posições no campeonato.

Na 1ª Divisão, o Águas Santas tinha uma visita muito complicada ao Pavilhão do Casal Vistoso, casa do Sporting, na última jornada da primeira volta do campeonato. Frente a uma equipa que é assumidamente candidata ao título, os maiatos só conseguiram equilibrar nos primeiros dez minutos, altura em que se registava uma igualdade a cinco golos. A partir daí, os leões aceleraram para uma vitória tranquila e ao intervalo já venciam por 21-9. A segunda parte foi de gestão por parte da equipa leonina, que acabou por bater o Águas Santas por 37-27. Destaque para o maiato Pedro Cruz que, apesar da derrota da equipa, protagonizou uma excelente exibição, culminada com 10 golos.

Os comandados de Paulo Queirós mantêm contudo a oitava posição, com os mesmos 19 pontos de Sporting da Horta e S. Bernardo. Os maiatos já estão um pouco longe do sexto lugar, último de acesso o play-off final e objectivo assumido pelo clube, que é ocupado pelo Xico Andebol, com 24 pontos. Na frente está o FC Porto, com 29, que assumiu o comando isolado depois de bater o outro líder ABC em Braga por 24-27.

Na décima segunda jornada, primeira da segunda volta e última antes da paragem para a selecção, os maiatos deslocam-se até ao Pavilhão do Sporting da Horta, nos Açores, numa partida que terá lugar às 21h00 de amanhã.

A Académica da Maia/ISMAI soma e segue na Zona Norte da 2ª Divisão. Os comandados de Paulo Sá e Mário Santos foram até ao pavilhão do Módicus, que era segundo classificado, vencer por claros 24-31, continuando assim a recuperação que já vai em nove jogos sempre a vencer e que lhes permitiu passar das últimas posições para os lugares cimeiros do campeonato.

A Académica da Maia/ISMAI continua na quarta posição, com 33 pontos, mas agora mais perto do Académico de S. Mamede e Módicus, que são segundo e terceiro respectivamente, com 35 pontos, e também do líder AD Maria Balaio, que perdeu, por 30-25, na deslocação ao Académico de S. Mamede e tem 36 pontos.

Os maiatos voltam a entrar em campo amanhã, às 16h00, quando receberem o S. Paio Oleiros, no Municipal da Maia, para a décima quinta ronda do campeonato, e última antes do período festivo.

O Santana também continua a lutar pelo primeiro lugar da Zona Norte da 3ª Divisão. Os comandados de Francisco Monteiro receberam o Fermentões, no Municipal de Gueifães, e venceram com alguma dificuldade por 33-31, alcançando a segunda vitória consecutiva em casa, depois de duas derrotas.

Na classificação, o Santana manteve a segunda posição, com 37 pontos, mais um que o Afifense, que é terceiro e venceu em casa do ACD Monte, e menos três que o líder Callidas Clube, que foi vencer facilmente, por 19-33, a casa do Azurara.

Na décima quinta jornada, os maiatos recebem precisamente o Azurara no Municipal de Gueifães. A partida terá lugar amanhã, às 18h00.

André Cordeiro