Águas Santas perdeu na Taça e Santana a liderança

0
76

As equipas maiatas a disputar as provas nacionais de andebol não tiveram um fim-de-semana muito positivo. O Águas Santas foi eliminado da Taça de Portugal e o Santana foi derrotado em casa e perdeu também a liderança. Só a Académica da Maia/ISMAI parece estar a iniciar um ciclo positivo.

Nos 1/16 de final da Taça de Portugal, o Águas Santas visitou a ilha dos Açores para defrontar o Sporting da Horta, equipa que também integra o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Depois de Santana e Académica da Maia/ISMAI já terem sido eliminados, desta feita foram os aquissantenses que não conseguiram bater a formação insular, sendo derrotados pela margem mínima, 31-30, e deixando a prova sem equipas maiatas.

As atenções dos comandados de Paulo Sá viram-se agora para o campeonato, onde ocupam a décima posição, com 13 pontos. Na oitava jornada, os maiatos recebem os aveirenses do São Bernardo no Pavilhão de Águas Santas, numa partida que terá lugar às 18h00 de amanhã.

A Académica da Maia/ISMAI parece iniciar uma recuperação na Zona Norte do Campeonato Nacional da 2ª Divisão. Os maiatos já vão na quarta vitória consecutiva, depois de cinco jogos seguidos sem vencer. Desta feita, os comandados de Paulo Sá e Mário Santos receberam os transmontanos do Lamego no Pavilhão Municipal da Maia e saíram vitoriosos por 31-25.

Na classificação, a Académica da Maia/ISMAI subiu mais duas posições e chegou ao quinto lugar, agora com 18 pontos, mantendo a distância de sete pontos para o líder isolado AD Maria Balaio, que também bateu o Académico, por 26-23.

Na décima jornada, os maiatos deslocam-se ao Pavilhão da Lavandeira, em Santa Maria da Feria, para defrontar o Feirense, num jogo que se realiza amanhã, às 21h00.

O fim-de-semana não correu da melhor forma ao Santana, que defendia a liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional da 3ª Divisão na recepção ao segundo classificado Callidas Clube. Os maiatos não se conseguiram superiorizar ao adversário e foram derrotados por 26-30, perdendo a liderança, a invencibilidade na prova e quebrando um ciclo de quatro vitórias consecutivas.

O Santana desceu agora ao segundo lugar da classificação, com 24 pontos, menos um que o líder Callidas Clube e mais dois que o terceiro, o Afifense.

Os comandados de Francisco Monteiro voltam a entrar em campo amanhã, às 18h30, quando se deslocarem até ao Pavilhão da Escola Secundária de Rio Tinto, para defrontar o Gondomar Cultural, em partida referente à décima jornada do campeonato.

André Cordeiro