Gueifães com muita juventude

0
212

O Grupo Desportivo e Cultural de Gueifães já tem os plantéis seniores definidos para atacar os campeonatos de voleibol nesta nova época 2009/2010. Tanto no masculino como no feminino, ressalta o facto de haver muitos jovens.

A equipa masculina, treinada por José Seco, e que vai disputar a Divisão A2 do Campeonato Nacional, tem uma média de idades a rondar os 23 anos, e é constituída por 15 atletas. Permanecem Nuno Roque, Pedro Paraty, André Rodrigues, Sérgio Silva, Gonçalo Sousa, Paulo Lima, António Coelho e João Gonçalves, sobem à equipa principal os ex-juniores Rafael Vale e Alexandre Magalhães, e entram no clube Luís Duarte (ex-Castelo da Maia), Nuno Soares (ex-Castelo da Maia), Gustavo Figueiredo (ex-Leixões), Tiago Sineiro (ex-Leixões) e Miguel Coelho (ex-Vitória de Guimarães).

Já o plantel feminino, treinado por João Pedro Vieira e que disputa a Divisão A1 do Campeonato Nacional de Seniores Femininos, tem uma média de apenas 22 anos distribuída pelas 14 atletas. Permanecem da época passada Francisca Esteves, Juliana Antunes, Ana Mesquita, Catarina Luz, Mónica Maia, Mariana Pereira, Carla Santos, Ana Fernandes e Cláudia Melo, e entram Joana Ferreira (ex-Trofa), Viviane Isidoro (ex-Ala Gondomar), Ana Freches (ex-Belenenses), Joana Resende (ex-Leixões) e Joana Neto (ex-Leixões), esta última com apenas 16 anos.

O presidente do Gueifães, Américo Silva, diz que esta juventude que predomina nos plantéis é estratégia do clube: “Isto faz parte de uma renovação que queremos que aconteça não só esta época como também nas próximas. Já estamos a preparar mais atletas dos juniores, feminino e masculino, para jogarem nas equipas seniores”. Américo Silva revela também objectivos ambiciosos para ambas as equipas: “No feminino queremos tentar consolidar o terceiro lugar do ano passado. Sabemos que há equipas profissionais, como as das ilhas dos Açores e da Madeira, para além do Trofa, por isso, com a juventude que temos, se conseguirmos entrar nos quatro primeiros lugares, que é o normal nas últimas épocas, já é muito bom. No masculino, o nosso objectivo passa por chegarmos à final e, se possível, subir de divisão para chegar à A1”, adiantou o presidente do clube.

Em relação ao início do campeonato, a equipa masculina começa no próximo dia 10 de Outubro, às 16h00, com a recepção ao Clube Desportivo Fiães, no Pavilhão Municipal de Gueifães. A equipa feminina começa fora de casa, frente ao Clube Voleibol Oeiras, no próximo dia 18 de Outubro, às 16h00, no Pavilhão Municipal de S. Julião da Barra.

André Cordeiro