Gueifães começa a corrida pela final feminina

0
159

O Grupo Desportivo e Cultural de Gueifães arranca domingo para a segunda fase do Campeonato Nacional de Seniores de Voleibol Feminino, Divisão A1. A partida é frente ao Académico da Trofa, equipa campeã nacional, que liderou a primeira fase da competição e não perdeu nenhum jogo. Uma prova de fogo para o Gueifães, numa partida que poderá decidir o rumo da equipa orientada por João Pedro Vieira.

O Gueifães está a atravessar um bom momento de forma. Para o provar, está a posição que a equipa ocupou na tabela classificativa, na primeira fase. Com 15 vitórias e 3 derrotas, o colectivo de Gueifães despediu-se da primeira etapa com uma vitória frente ao Câmara de Lobos, por 3-0.

O treinador, João Pedro Vieira, traçou como objectivos primordiais a construção de uma equipa "consistente, capaz de se bater de igual para igual com os principais candidatos ao título". A partida do próximo domingo é prioritária para o treinador. A confirmar-se uma vitória, o Gueifães passa para o primeiro lugar, em igualdade com o Trofa. O treinador garante que a equipa está "preparada e capaz" e que é possível "apanhar o Trofa na primeira posição”.

Só os dois primeiros lugares dão acesso à final do campeonato e o Gueifães está a trabalhar para isso. O primeiro lugar, caso fosse alcançado, permitiria ao Gueifães jogar em casa, factor considerado "decisivo" e "vantajoso" pelo treinador da equipa. No entanto, reconhece que "não é obrigação do Gueifães chegar à final", já que o clube "está a atravessar uma fase que nunca viveu na vida", pois "nunca tinha atingido uma fase que lhe permitisse sonhar com uma final".
A evolução da equipa sénior feminina de voleibol do Gueifães é seguida por João Pedro Vieira desde que o grupo ascendeu à divisão A1 do campeonato nacional, em 2002/2003. O actual treinador, que comanda os destinos da equipa desde o início desta época, foi acompanhando a ascensão do Gueifães, que considerou "inteligente", uma vez que "a equipa cresceu devagar e soube consolidar etapas que hoje em dia foram ultrapassadas".
Hoje, o trabalho está a dar frutos. Na primeira fase, 15 vitórias e 3 derrotas para o Gueifães. Na mesma fase, mas no campeonato do ano passado, a equipa registou 9 vitórias e 7 derrotas. Evolução que permite ao Gueifães "lutar pela final", diz João Pedro Vieira.

Masculinos jogam com Fiães

A equipa masculina do Gueifães defronta amanhã, fora, o Fiães. O conjunto de José Seco vem de uma derrota caseira, por 3-0, perante o Aliança, segundo classificado. Os maiatos estão no 5º lugar, com 29 pontos.