Ivo Nogueira alcança triunfo histórico no automobilismo

0
241

O maiato Ivo Nogueira fez história ao tornar-se no mais jovem piloto a vencer uma prova do Citroen Racing Trophy, ao levar o C2 R2 Max ao triunfo no Rali Casinos do Algarve, última prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Com apenas 20 anos, e apenas no segundo ano de competição, o piloto levou a melhor sobre Frederico Gomes por apenas um décimo de segundo e logo com condições físicas deficientes devido a uma gripe.

Depois de ter perdido quase meio minuto na primeira passagem pelo troço de Fóia, a recuperação encetada colocou-o muito próximo de Frederico Gomes à entrada para o derradeiro troço. Aí, Ivo Nogueira ganhou mais 2,7 segundos ao seu adversário e chegou ao emocionante triunfo.

Alguns dias após a vitória, Ivo Nogueira ainda tem dificuldades em acreditar no triunfo histórico que alcançou: “Sinceramente, ainda não senti na pele a sensação da vitória. Claro que é óptimo abrir o jornal, e algumas páginas da Internet, e ver que sou considerado o piloto mais novo de sempre a vence ruma prova destas. Fico muito contente mas ainda não consegui sentir o sabor disso”.

O piloto até passou mal na noite anterior à prova, mas nem isso o impediu de competir e ganhar: “A época não correu muito bem. Cometemos alguns erros e queríamos chegar a este rali para dar tudo, mas foi complicado. Adoeci poucos dias antes da prova, estava muito mal e fiquei todo o dia no hotel. Antes de começarmos o meu co-piloto também adoeceu e até tivemos que parara. No domingo, senti-me mal, estive perto de desmaiar e o meu co-piloto até perguntou se queria desistir. O terceiro classificado estava um pouco longe e quisemos manter o segundo posto por isso prosseguimos. Acabou por nos correr tudo bem e ganhámos”, conta satisfeito Ivo Nogueira.

Para além da vitória no Rali, o piloto maiato conseguiu ainda o 5º lugar da classificação geral no final da temporada. Um feito que superou as expectativas: “Nós entrámos no Rali a pensar só no Troféu. Acabou por correr bem muito bem porque um adversário furou e nós aproveitámos. Foi óptimo. Nunca na vida esperava um 5º lugar na geral”, afirma Ivo Nogueira.

Na próxima temporada, o piloto quer regressar em grande força e melhorar os resultados desta temporada: “As coisas acabaram bem este ano e já estamos a trabalhar em 2011. Escolhemos um bom carro, que dá garantias, e agora só falta trabalhar o piloto. Queremos fazer uma boa pré-época para começar o ano em grande, tal como fechámos este”, conclui Ivo Nogueira.

André Cordeiro