Jovem da Maia arrecada medalha de bronze no Campeonato Nacional XCE 2020

0
216

Vasco Cunha é da Maia e, desde o início deste ano, que é Campeão Nacional de Ciclocross no escalão de juniores. No início deste mês, o jovem de 16 anos, que corre pelo Clube BTT Matosinhos, conquistou uma medalha de bronze no Campeonato Nacional XCE 2020.

Vasco Cunha já tem também no seu currículo dois estágios com a Seleção Nacional BTT.

O Campeonato Nacional XCE 2020 (Cross Country Eliminator) aconteceu na pista permanente de Tamengos (Anadia), em que participaram alguns dos melhores atletas portugueses naquela que foi a primeira prova com estas características alguma vez organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

A prova distinguiu-se pela implementação das medidas de cariz sanitário devido à Covid19 e pela ausência de público. O circuito era composto por um perímetro de 1200 metros, com algumas subidas, descidas e obstáculos.

Para que se evitasse o ajuntamento de atletas, a organização deste Campeonato Nacional XCE optou pela realização de um contrarrelógio, onde os oito melhores tempos eram divididos por duas corridas de quatro elementos cada. Destas duas corridas eliminatórias passavam os dois melhores competidores para uma final composta por quatro atletas.

O Clube BTT Matosinhos não trouxe para casa apenas a medalha de Vasco Cunha, mas também a de Bruno Silva.

O jovem maiato prepara-se agora para o campeonato nacional de XCO, que tem data marcada para 27 de setembro.